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Economia
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 02:18
Por: Fabiana Reis

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Litro ficará até 1,7% mais caro em MT a partir do mês que vem em razão de alterações na composição do produto com o biodiesel

O preço do diesel ficará até 1,7% mais caro nos postos de Mato Grosso no mês que vem. A partir de 1º de julho, as distribuidoras de todo o país estarão obrigadas a vender o combustível com 3% do biodiesel (B3) aos revendedores, o que totalizará 97% de diesel na composição total do produto. Entre janeiro e janeiro e junho, em cumprimento à Lei federal nº 11.097/2005, que instituiu o biodiesel como matriz energética, as distribuidoras adicionaram 2% do B100 ao diesel comum vendido às distribuidoras, que são encarregadas de fazer a mistura antes de entregar o produto para os revendedores.

Com o aumento do percentual do biocombustível ao diesel, os preços nas bombas devem ser majorados, já que o produto já foi reajustado neste primeiro semestre em até 36,3%, passando dos R$ 2,20 cobrados em janeiro para em torno de R$ 3, o litro, atualmente. Segundo a distribuidora Simarelli, no leilão realizado em abril para a compra do biodiesel, a Petrobras, que é quem compra com exclusividade do B100 das usinas produtoras, para revender às distribuidoras, arrematou o litro do produto por até R$ 3,065, o que poderá acarretar em uma aumento para a distribuidora entre R$ 0,03 e R$ 0,04, provocando um efeito cascata, o que refletirá nos preços cobrados nos postos.

Segundo levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre 15 e 21 deste mês, o litro do diesel foi vendido na bomba por uma média de R$ 2,27 em Mato Grosso, sendo que o valor médio na distribuidora era de R$ 2,05. Em Cuiabá, o preço cobrados pelos estabelecimentos ontem estava variando entre R$ 2,19 a R$ 2,33, dependendo da bandeira, e poderá chegar a R$ 2,37 na próxima semana.

Uma distribuidora que preferiu não ser identificada, afirma que a adição do B3 ao diesel a partir na próxima terça-feira (1º de julho) trará um impacto nos preços, que serão repassados à ponta da cadeia, ou seja, ao consumidor. Ela explica que o diesel, que é mais barato que o B100, será reduzido em 1% dando lugar, na composição, ao mesmo volume de B100.

O diesel adquirido por esta distribuidora vem de São Paulo e Goiás, por uma média de R$ 1,98/l (incluindo impostos federais e estadual e frete). Se comparado ao valor pago em janeiro, quando o litro foi comprado por R$ 1,85, houve aumento de 7% em cinco meses.

A ANP vai fiscalizar tanto nas usinas quanto nos postos e os que desobedecerem a Lei terão os estabelecimentos lacrados e serão multados.





Fonte: A Gazeta

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