Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 03 de Junho de 2008 às 15:18
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Governo do Estado vai propor uma parceria com o Grupo JD para fomentar o cultivo de caju, abacaxi e uva no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto Teles Pires a fim de beneficiar pequenos produtores e assentados.

A proposta foi apresentada em reunião ocorrida nesta terça-feira (03.06) na sede do Programa MT Regional, ocasião em que o diretor-administrativo e financeiro do Grupo JD, Odair Silvério, manifestou interesse na parceria. Atualmente, 67% das frutas consumidas em Mato Grosso vêem de outros Estados. A produção regional representa menos de 1% da participação mercado nacional.

Em Mato Grosso, a área cultivada com fruticultura é de 17,7 mil hectares. Entre as principais frutas destaca-se banana, abacaxi, maracujá, caju e manga. “A fruticultura mato-grossense para se tornar uma atividadeque atenda o mercado estadual ou até mesmo visando a exportação, carece de coordenação de mercado e políticas que possibilitem a constituição de uma cadeia produtiva que tenha infra-estrutura e mecanismos de comercialização”, disse o coordenador da cadeia produtiva da fruticultura do MT Regional, Rodrigo Furquim Rodrigues.

A fruticultura é uma das cadeias produtivas que está sendo fomentada no Estado pelo Programa MT Regional. A atividade integra o rol iniciativas de vários consórcios onde há potencial comprovado para explorar esta cultura.

O Grupo JD é composto pelas fazendas Labrunier e São Marcelo, as quais estão presentes no Brasil há mais de 20 anos, e pela Bravis, criada para reforçar os negócios da companhia.

As sete unidades de ambas as fazendas, localizadas nos estados da Bahia, do Pernambuco e Mato Grosso, utilizam tecnologia de ponta tanto no cultivo de uvas como na agropecuária de corte, colocando o Grupo em posição privilegiada entre os maiores produtores mundiais em ambos os segmentos, de acordo com a assessoria de imprensa. Enquanto os pesquisadores desenvolvem variedades de uvas adequadas ao clima da região, os veterinários e especialistas aprimoram técnicas de reprodução, que resultam em um rebanho de alta qualidade genética.

Participaram da reunião o coordenador do MT Regional, Farid Tenório dos Santos, o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, o secretário-adjunto de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco, representantes do Banco do Brasil, coordenadores de cadeias produtivas, superintendentes regionais e empresários.





Fonte: Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179223/visualizar/