Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 13:15

    Imprimir


O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) promove hoje, uma reunião para discutir o fluxo das exportações a partir do Porto Seco de Cuiabá. A iniciativa visa esclarecer e dirimir os entraves relacionados ao assunto, com objetivo de ampliar as exportações do Estado.

Além dos representantes da entidade, participam da reunião membros do setor produtivo do couro e madeira e de entidades responsáveis pelos processos de exportação, como a Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Porto Seco.

“Convocamos os principais órgãos envolvidos para discutir a criação de regras que agilizem o processo de exportação”, explica o diretor-presidente do Porto Seco, Francisco de Almeida. Segundo ele, a morosidade na documentação tem prejudicado o processo. “O retorno aos exportadores deve ser mais rápido e mais compatível com os preços praticados no mercado”, afirma.

Atualmente, as empresas mato-grossenses que praticam o comércio exterior utilizam portos de outros Estados, o que encarece o processo. “Buscamos iniciar esse procedimento em Mato Grosso. A iniciativa deve fomentar ainda mais as exportações”, afirma Almeida. O representante do Porto Seco ressaltou ainda a aproximação com companhias marítimas, que demonstraram interesse em transformar o local em terminal de contêineres vazios. “Iniciamos as conversas e algumas empresas já acenaram positivamente”, destaca.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179517/visualizar/