Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Maio de 2008 às 13:11
Por: Alexandro Martello

    Imprimir


A taxa média cobrada pelos bancos em suas operações com o cheque especial, que subiu 2,9 pontos percentuais em abril deste ano, para 152,7% ao ano, é a mais alta desde agosto de 2003, quando somou 163,9% ao ano, informou nesta terça-feira (27) o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes.

E a expectativa de Lopes é que a taxa suba ainda mais no mês de maio. "[A taxa] tem crescido. A expectativa é que cresça ainda mais em maio. Ela reflete a busca das famílias por créditos suplementares. A taxa do cheque especial já é elevadíssima. É uma taxa proibitiva. Deve ser evitada", recomendou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central.

Apesar de alta, a taxa do cheque especial registrada em abril deste ano não é a mais elevada da série histórica. Segundo dados do BC, o maior valor já atingido pelos juros do cheque especial foi registrado em julho de 1994, quando somou 294%. Mesmo assim, Lopes repetiu a recomendação para que as pessoas busquem por outras modalidades de crédito mais baratas.

"As famílias têm que ter consciência de que a taxa é muito elevada e de que recursos em cheque especial só devem ser usados em última instância. O cheque especial não é um crédito recomandável de forma alguma. É a última fonte de socorro que se deve buscar", afirmou Lopes.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179822/visualizar/