Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Maio de 2008 às 13:02

    Imprimir


Doze anos depois de disputar, sem êxito, a Prefeitura de Alta Floresta, o ex-deputado estadual Jair Mariano concorrerá agora este ano à sucessão em Colniza, que figura nas estatísticas como um dos mais violentos do país. Localizada na divisa com o Pará e com 10 anos de emancipação político-administrativa, o município tem cerca de 14 mil habitantes. O prefeito Sérgio Bastos, o Serjão (PMDB), chegou a ficar afastado do cargo por 10 meses sob acusação de atos de improbidade administrativa. Nesse período o municipio esteve sob Adir Ferreira (PT), que também foi bombardeado de denúncias

Além de surgir em segundo proporcionalmente do país no Mapa da Violência, Colniza aparece na relação dos 19 municípios (ao todo são 36 do país) que mais desmatam na Amazônia Legal. É nesse clima de estar numa região de divisa agrícola, com muita disputa de terra e difícil acesso, que Jair Mariano, ex-presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), vai buscar eleição para prefeito. Ele está filiado hoje no PDT. Tem como principal concorrente o prefeito Serjão. Mariano deixou o PPS, sob desgaste. Conviveu com enfrentamento com o atual presidente regional, deputado Percival Muniz, e foi "fritado" no governo Blairo Maggi (ex-PPS e hoje PR).

Em 1996, Jair Mariano estava no PT. Concorreu à Prefeitura de Alta Floresta e ficou em segundo lugar, ao obter 2.454 votos. Perdeu para Vicente da Riva (ex-PMN e hoje PSDB). Mariano foi acolhido no governo Dante de Oliveira como diretor de Assentamento. Em 98, se tornou o primeiro deputado estadual eleito no Estado pelo PPS. Em 2002, "levou pau" na batalha pela reeleição. Já com a eleição de Blairo Maggi para o Palácio Paiaguás, Mariano passa a presidir o PPS regional e, em 2003, ocupa a presidência do Intermat. No ano passado, ele aproveita a saída do grupo de Maggi do PPS e migra para o PDT, a convite do deputado Otaviano Pivetta. Agora, sem alarde, se articula pela conquista da Prefeitura de Colniza.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180068/visualizar/