Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 20 de Maio de 2008 às 10:51

    Imprimir


A Consultoria em Defesa dos Mutuários (Cadmesp) fez um levantamento entre as principais financiadoras de crédito estudantil e constatou que cerca de 30% dos universitários que tomam dinheiro emprestado para pagar o curso não conseguem pagar a dívida depois de formados. Mesmo com o diploma na mão, não quitar o empréstimo pode resultar na penhora dos imóveis ou até do salário do inadimplente, denuncia a entidade.

Os juros altos são os maiores vilões dos recém-formados. "A correção monetária não pode atingir 1% ao mês, nem 6% ao ano. São dados que nem todos os estudantes atentam ao assinar o contrato e acabam se endividando ainda mais", diz o presidente da Cadmesp, Marcelo Donizetti. A penhora do salário e a adoção da tabela price no contrato também são práticas proibidas, desrespeitadas por instituições financeiras.

O serviço de orientação gratuito sobre crédito estudantil oferecido pela Cadmesp será oferecido até o dia 12 de junho. Para fazer perguntas ou pedidos de recálculo de dívidas é preciso enviar um e-mail para o endereço cadmesp@cadmesp.com.br ou telefonar para (11) 3255-7745.

Fies - A Caixa Econômica Federal está negociando com inadimplentes no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Podem ser renegociados os contratos com atraso superior a 60 dias em novembro do ano passado.

Apenas os incluídos na última fase de amortização poderão rever a dívida. O valor das prestações futuras poderá ser reduzido até o limite de R$ 50, segundo a Circular n.º 431 da Caixa Econômica. A renegociação da dívida será permitida uma única vez para cada contrato.

O estudante interessado em renegociar a dívida deve ir à agência onde celebrou o financiamento estudantil junto com o fiador, cuja renda não seja inferior ao dobro do valor da nova prestação calculada. Serão admitidos até dois fiadores para a renegociação do Fies.





Fonte: DiárioNet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180241/visualizar/