Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Maio de 2008 às 15:31

    Imprimir


O preço dos alimentos, que apresenta altas no em todo o mundo, não deve voltar aos níveis anteriores. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, em audiência no Senado, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. As informações são da Agência Senado.

"A demanda por alimentos tem apresentado um crescimento médio de 5% nos últimos cinco anos e capacidade de resposta da agricultura não chega a isso. No mesmo período, os estoques de trigo, milho e arroz caíram pela metade", explicou.

O ministro enfatizou ainda que novos aumentos no preço destes produtos devem ocorrer até 2012, caso se mantenha a atual tendência de elevação de consumo. As afirmações foram feitas em audiência pública promovida pela Subcomissão Permanente de Biocombustíveis e pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Stephanes apontou o aumento na oferta de alimentos como saída para a crise. Segundo ele, o Brasil ainda tem terras suficientes para ampliar cultivos alimentares, sem comprometer a dinamização da produção de etanol.

"O Brasil tem perfeitas condições de conciliar aumento de produção de alimentos com produção de energia. Além disso, o setor tem capacidade de produzir etanol de forma competitiva no mercado de combustíveis", afirmou.

Ele reconheceu que o direcionamento de milho para produção de biocombustível nos Estados Unidos eleva o custo dos alimentos, mas destacou também os impactos das mudanças climáticas na agropecuária, que reduziu a produtividade em vários países, como parte do fenômeno.





Fonte: Invertia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180627/visualizar/