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Economia
Quinta - 17 de Abril de 2008 às 10:19

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A realização da missão empresarial para Foodex Japan 2008 - Feira Internacional de Alimentos e Bebidas, em Chiba, de 11 a 14 de março, "foi fantástica",avalia a chef de cozinha Ariani Malouf. Ela considerou a feira boa e muito ampla, "um terreno fértil para a pesquisa de produtos e ingredientes de todo o mundo".

A missão foi promovida pelo governo do Estado, através da Casa Civil e Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia (Sicme), com organização do Sebrae em Mato Grosso. Outros empresários, como a proprietária da empresa Bolo de Arroz, Patrícia Toledo Mendonça, representantes de cooperativas e sindicatos e gestores públicos, como o vice governador Silval Barbosa, o secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Kato, além da técnica da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae/MT, Marta Torezam.

"A feira serviu para descobrir produtos de A à Z e aproveitei para conhecer restaurantes, mercados, incluindo o de peixe onde acontece o leilão de atum, e fiquei impressionada com o tamanho, com a organização e com a variedade de produtos", continua a chef do restaurante Mahalo Cozinha Criativa. Esse restaurante de Cuiabá foi eleito como Novidade do Ano pelo Guia 4 Rodas 2008.

Ariane ressalta que a parte cultural engrandece muito um negócio e destaca que a gastronomia japonesa vai muito além dos sushis e sashimis. "Visitando os restaurantes, pude observar a fusão da culinária japonesa com a francesa e influências da nova cozinha espanhola. Eles são muito detalhistas, têm um grande cuidado com a apresentação dos pratos, sem falar que a comida de rua é muito variada", aponta. Segunda ela, não foi possível aprofundar muito, por causa do pouco tempo, mas revela que deu alguns toques no cardápio de seu restaurante depois que chegou. "Essas viagens ampliam o horizonte, aguçam os sentidos", diz.

A advogada Cláudia de Aquino também participou da missão como representante do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso. Ela ressalta que o que mais a impressionou foi a enorme demanda de alimentos existente no Japão. "Tenho informações de que 60% dos alimentos preparados e consumidos no Japão são importados, ou seja, é um mercado consumidor monstruoso. Isso significa muitas oportunidades para quem produz alimentos", opina. Ela acrescenta que os empresários precisam se preparar para atuar nesse novo mercado. Outro ponto que destaca é a necessidade de importadores trazerem produtos da feira para o Brasil.

Além da missão, Mato Grosso marcou presença na Foodex com um estande da Cooperativa de Agricultura Ecológica do Portal da Amazônia (Cooperagrepa) que comercializou melado, açúcar mascavo, café e guaraná, todos orgânicos, no pavilhão brasileiro na feira, montado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os produtos chamaram atenção de compradores de várias partes do mundo, especialmente o açúcar e o melado.

A participação do Brasil na Foodex faz parte das ações comerciais do governo brasileiro no ano de comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil com participação direta da Apex-Brasil, Confederação Nacional da Indústria e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.





Fonte: 24 Horas News

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