Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Abril de 2008 às 18:25

    Imprimir


Mato Grosso já teve 6.334 casos notificados de dengue desde o início deste ano. Boletim divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que os municípios que apresentaram maior número de casos foram Barra do Garças (661), Cuiabá (600), Colíder (377), Marcelândia (335), Matupá (268), Nova Canaã do Norte (250), Peixoto de Azevedo (155), Várzea Grande (153), Tangará da Serra (139) e Pontes e Lacerda (136).

Além desses, uma pessoa morreu em Cuiabá vítima de febre hemorrágica da dengue. Outros quatro casos foram registrados e os pacientes curados. Ainda conforme a SES, um paciente morreu em Cuiabá vítima de Síndrome de Choque da Dengue.

Até esta terça-feira, foram confirmados outros quatro casos de dengue com complicação. Em Campos de Júlio, uma pessoa morreu. Já os pacientes de Matupá, Nova Santa Helena e Várzea Grande se curaram.

A recomendação é de que os casos suspeitos de dengue sejam notificados o mais precocemente possível para facilitar o diagnóstico e evitar a automedicação, recorrendo sempre a Unidade de Saúde mais próxima em caso dos sintomas para a doença que são: febre alta, de 39 a 40 graus, dores de cabeça, dores no fundo dos olhos e nas juntas, fraqueza, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Nem sempre estes sintomas aparecem ao mesmo tempo, mas se forem encontradas pessoas com dois ou mais sintomas deve-se avisar imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde. Os primeiros sinais da dengue podem surgir de 3 a 15 dias após a picada do mosquito.

No caso da dengue hemorrágica, no início, os sintomas são iguais aos da dengue clássica aos quais podem se acrescentados sangramento de gengivas e narinas, fezes escuras (o que indica a presença de sangue), petéquias, que são pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele, dor abdominal (de barriga) intensa e continuada, vômitos freqüentes e tonteira, diminuição de urina e dificuldade para respirar.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181883/visualizar/