Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 10 de Abril de 2008 às 13:36
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Todos já sabem que com a Dengue não se brinca. Um exemplo claro disso é com relação ao estado do Rio de Janeiro onde mais de 60 mortes foram registradas nos primeiros cem dias do ano de 2008. Existem quatro tipos de dengue em todo o Brasil, e segundo a coordenadora do Setor de Endemias de Tangará da Serra, Maria do Carmo de Lima, o tipo quatro da doença só existe no estados do Amazonas. Já em nosso município, conforme informações repassadas pela coordenadora, foram confirmados os tipos um e dois.

“Em todos os quatro tipos de dengue o paciente tem os mesmos sintomas, podendo ou não evoluir para dengue hemorrágica”, explica Maria do Carmo.

Segundo informações do setor de endemias, responsável pelas notificações, bloqueios contra o mosquito, informações e verificações dos locais, de janeiro até o mês atual, foram registrados 203 casos de dengue, sendo um caso de dengue hemorrágica evoluindo para cura. Durante o mesmo período no ano anterior, forma notificados 577 casos da doença. “Percebemos que no mesmo período do ano passado houve uma queda considerável, mas ainda precisamos ser mais conscientes em relação à dengue”, comenta a coordenadora.

O resultado vem de um trabalho minucioso realizado pelos agentes comunitários nas ruas e casas da cidade. Ainda de acordo com Maria do Carmo, durante o dia de ontem, os agentes estavam realizando bloqueio no centro da cidade. A mesma, solicita à toda a população que colabore com os agentes que fazem visitas nas residências, pois, essa é mais uma forma de ajudar no combate a Dengue. “Nosso trabalho contra o mosquito é constante os agentes estão realizando as visitas não para notificar ninguém, mas sim para ajudar no controle contra a dengue e muitas vezes esses agentes nem recebidos são. Então a gente pede um pouco mais de conscientização para que cada vez mais os casos da doença diminuam em Tangará”, frisou a coordenadora, ressaltando ainda a importância das pessoas estarem indo ao médico à qualquer sintoma de dengue.

Sintomas da Dengue - Dor de cabeça e nos olhos, febre alta (muitas vezes passando de 40 graus), dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento - A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, sempre com indicação do médico, não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo, aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin e antiinflamatórios. Eles podem facilitar o sangramento. Para quem já teve dengue uma vez, o cuidado deve ser redobrado. Em uma segunda contaminação, as chances são maiores de a doença evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser mortal. Como a doença causa muita dor no corpo, em geral, as pessoas procuram analgésicos.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182159/visualizar/