Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Março de 2008 às 13:37
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


O Programa de Implantação do Pólo Aeronáutico em Tangará da Serra, agora é realidade. Diante de uma primeira fase que vinha correndo desde meados de setembro do ano passado, com a apresentação do Fórum Decola Tangará, onde processos de licitações, análises econômica, legalidade, contato com empresários, dentre outros trâmites que foram feitos durante este período, já está concluída.

O Projeto do Pólo Aeronáutico de Tangará visa também a abertura de um pólo tanto para a importação como exportação.

Uma empresa de manutenção de aeronaves será implantada no Aeroporto de Tangará da Serra. A ´HAGA-TEC´ Comércio de Assistência Técnica e Serviços Aeronáuticos, foi criada em 1997 no Rio de Janeiro. Conforme o empresário do ramo da aviação, Mário Rocha, o intuito é de que Tangará da Serra, juntamente com a mesma, seja o centro de serviço e atendimento da ´Neiva Embratel´, empresa esta que, fabrica a aeronave ´Ipanema´.

“O projeto Pólo Aeronáutico de Tangará, na verdade já decolou. Desde de setembro, após o Fórum Decola Tangará, onde estiveram reunidas várias empresas, também interessadas, nossa parceria está firmada.

A Neiva Embraer, é a fabricante da aeronave Ipanema e nós iremos funcionar como se fossemos uma concessionária dessa empresa, pretendemos ser o centro de serviços da Neiva Embraer”, explicou Rocha, dizendo ainda que, somente na parte de manutenção da empresa, a princípio, irá empregar em torno de 55 pessoas. “Para que isso aconteça em Tangará, a Escola Aeronáutica Ícaro, também do Rio de Janeiro, estará firmando parceria com uma universidade daqui do município. Também será instalada para a formação de mecânicos e pilotos. Pois no Mato Grosso não existem mecânicos homologados pela Anac. No Brasil inteiro existem apenas três”, diz. Segundo o empresário com essa escola aqui, além de profissionais, os mesmos serão homologados corretamente pela Anac. Por enquanto, sua empresa irá disponibilizar dois funcionários até a primeira turma dos cursos serem formadas.

De acordo com o secretário municipal de planejamento, Moacir Coppola, a primeira fase do Projeto Pólo Aeronáutico em Tangará está pronta e para o início das obras, só falta a liberação do crédito financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O trâmite de liberação do crédito dura em média de 90 à 120 dias, assim que o mesmo for liberado, as obras serão iniciadas”, disse Coppola. Segundo ele, o projeto está estimado em R$ 29 milhões de reais.

Conforme o secretário, estão sendo feitas algumas negociações com duas empresas aéreas interessadas em fazer pousos e decolagens em Tangará da Serra. “Algumas reformulações devem ser feitas, ajustes tanto da nossa parte quanto da parte dessas empresas aéreas, ou seja, temos de chegar a um acordo que fique bom tanto para nós quanto para eles”, afirma.

Com 1.550 metros de pista, atualmente o Aeroporto de Tangará da Serra, faz pousos e decolagens apenas particulares e durante o dia. Sendo esta, a mesma metragem da atual pista do Aeroporto de Congonhas em São Paulo e do Aeroporto de Santos Dumont no Rio de Janeiro.

OBRAS – As obras do Projeto de Implantação do Pólo Aeronáutico de Tangará da Serra, incluem estação de embarque e desembarque, corpo de bombeiro, hangares, hangares de manutenção, estacionamento, empresas satélites, dentre outros. A pista também passará por reformas e ampliação, chegando à 2.850 metros.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183048/visualizar/