Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 12 de Março de 2008 às 07:43
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Diamantino, MT - Os novos equipamentos doados, na manhã desta terça-feira (11.03), pelo Governo do Estado para o beneficiamento da cadeia produtiva do leite à Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Gleba Caeté, em Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá), contribuem para o desenvolvimento regional de forma sustentável e para o equilíbrio social e econômico do Município.

“Essa parceria (com o Estado) é muito significativa. Se ela não existisse hoje nós não estaríamos aqui proporcionando uma melhor qualidade de vida para os nossos produtores. Adquirir o que a parceria trouxe para a Associação seria muito difícil para todos nós”, declarou a presidente da Associação, Mailza Aparecida Nunes, agradecendo inclusive a assistência técnica para instalação e capacitação dos funcionários.

O Governo do Estado, por meio do Programa MT Regional e Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), entregou à cooperativa um tanque pulmão (250L), um pasteurizador (1.500L/h), uma embaladeira (1.000L/h), um tanque que alimenta a embaladeira (500L), um tanque de recepção pontuador de inox (250L) e toda a tubulação em inox para ligação do maquinário.

A Associação, que hoje distribui leite às escolas e creches do Município, às comunidades do bairro Morumbi e da Igreja Adventista, além de outras entidades da Região, atendendo diretamente 3.260 pessoas, prevê a princípio o aumento da produção de 1.200 litros dia para 1.500L/dia. Segundo Mailza, com a ampliação da produção será possível entrar em novos mercados, aumentando a comercialização. “Se bem remunerado pelo seu produto, ele (produtor) é estimulado a produzir mais”, avaliou.

A presidente acredita que a parceria beneficia a todos os assentamentos que fornecem o leite à Associação. Hoje os produtores que fornecem o leite têm uma renda média de R$ 1.300/mês. São pequenos produtores do Assentamento Caeté, Gleba Diamantino, Projeto e Assentamento Saltinho e Gleba Estivado. A comunidade local também ganha. O Laticínio Caeté emprega dois funcionários na produção; dois na entrega (motoristas e ajudante); e um na pasteurização, além de trabalhadoras voluntárias. Número que deverá aumentar logo que atingirem novos mercados.

“O mais importante é que esses novos equipamentos permitem agregar renda ao assentamento. Essas pessoas têm um preço diferenciado pelo seu leite que vem atendendo a comunidade e o ensino público, ainda com apoio de um programa social do Governo Federal (Conab - empresa encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento)”, disse o prefeito de Diamantino, Francisco Mendes, lembrando do apoio do Estado e da parceria do Município com a Associação.

O secretário-adjunto de Projetos Estratégicos (Sepe-MT) e coordenador do programa MT Regional, Neurilan Fraga, revelou que no Consórcio do Alto do Rio Paraguai, do qual faz parte a região, uma das cadeias produtivas que está sendo desenvolvido com apoio do Governo do Estado é a do leite, então como a Gleba Caeté é uma bacia produtora em expansão, o governador procurou atender essa demanda, a associação, e a Prefeitura, “entendeu que havia a necessidade de fortalecer essa iniciativa, já que eles tinham um laticínio com equipamentos defasados, porque a Associação com esse laticínio totalmente equipado será uma empresa âncora”, completou.

A solenidade teve a participação ainda do superintendente de Desenvolvimento Regional do MT Regional, José Benedito Cândido de Souza, que atua ainda junto ao Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai; vice-prefeito de Diamantino, Milton Criveletto; presidente da Cooperativa dos Agricultores e Produtores de São José do Rio Claro, Benedito Donizete Sampaio; gestor de Agronegócio da Prefeitura de São José do Rio Claro, João Fialho, representando o prefeito do Município; autoridades municipais e representantes do Banco do Brasil, Rotary Club, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Plantar - Assistência Técnica a Produtores.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184209/visualizar/