Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Fevereiro de 2008 às 01:44

    Imprimir


São Paulo - Dubai, transformada com o dinheiro do petróleo num enorme canteiro de obras , é o próximo alvo para expansão da Artefacto. A empresa brasileira, de móveis de alto padrão, abriu no ano passado a quinta loja nos Estados Unidos e também já chegou ao México. A Dell Anno, especializada em móveis planejados, inaugura a primeira loja em Barcelona e até o fim do ano outro ponto-de-venda em Lisboa. Os Estados Unidos são o foco da Florense, mas Angola também está na mira do avanço externo da empresa.

Os fabricantes de móveis, principalmente os de valor mais elevado, mesmo com o câmbio desfavorável, continuam a investir no mercado internacional para a expansão de suas marcas. Em 2007, as exportações de móveis alcançaram US$ 1 bilhão, alvo perseguido há dois anos. Em 2005, a indústria quase alcançou a meta, quando as vendas somaram US$ 990 milhões. Mas, no ano seguinte, com a desvalorização da moeda americana frente ao real, as exportações despencaram para US$ 945 milhões.

"A recuperação veio com a entrada em novos mercados, com preços competitivos, maior participação das empresas em feiras internacionais e a parceria das pequenas empresas com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex)", diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Fernandez. A expectativa para 2008 é crescer 10% em relação a 2007. "Começamos este ano a prospectar a Rússia, que hoje é atendida pela indústria italiana", diz Fernandez. Até março do ano que vem a estratégia do setor, em conjunto com a Apex, é consolidar mercados conquistados recentemente como México, Angola, Argélia, África do Sul, Emirados Árabes e Índia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185726/visualizar/