Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Fevereiro de 2008 às 18:37
Por: Luisa Belchior

    Imprimir


O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira que registrou queda de 40% nos casos de dengue no país durante as primeiras cinco semanas de 2008, na comparação com o mesmo período no ano passado. Foram 32.122 registros da doença este ano, contra 53.224 nas primeiras cinco semanas de 2007.

Apesar de a média nacional ter apresentado queda, em alguns Estados, houve aumento dos casos. O Estado do Rio teve 117,42% mais registros de dengue que no ano passado, também na comparação das cinco primeiras semanas do ano. Até agora, dez pessoas morreram por dengue hemorrágica no Rio, em um total de 14 em todo o país registrados pelo ministério.

Na análise por região, a única alta ocorreu no Norte: 54%. A maior queda foi no Centro-Oeste do país, com 81,12%, seguida de baixa de 26,55% no Nordeste, 25,51% no Sul e 5,46% no Sudeste.

No Estado de São Paulo, houve queda de 95% nos casos de dengue neste mesmo período, segundo o balanço. Em Santa Catarina, não foram registrados casos locais, apenas os de pessoas que já chegaram ao Estado infectados com a doença. Sem o aumento do Rio, a queda da média nacional seria de 55%, informou o ministério.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PSDB), que estava na cerimônia, afirmou que os maiores índices se concentraram na cidade do Rio. Ele anunciou um conjunto de medidas para tentar baixar o volume de casos. Um deles é um projeto de lei que foi enviado à Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) determinando intervenção pública em imóveis particulares e públicos para que agentes de saúde investiguem possíveis focos de dengue em domicílios do Estado. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos da doença estão em áreas domiciliares.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185935/visualizar/