Desembargador Carlos Alberto toma posse no TJ
Com a promessa de exercer o cargo com honra, zelo, dignidade e competência, o juiz Carlos Alberto Alves da Rocha tomou posse nesta quinta-feira (14 de fevereiro) como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em sessão solene extraordinária do Tribunal Pleno. "Este Tribunal seleto, eclético e justo, contendo em seu seio magistrados provindos da carreira, do Ministério Público e dos advogados, pode ter certeza que contará doravante com mais um membro apto a fazer Justiça", garantiu.
Em seu pronunciamento, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha destacou o fato de ter tido o privilégio de participar da concretização de um ato inédito, inovador e pioneiro no Poder Judiciário Estadual. "Pela primeira vez tivemos a promoção de um juiz realizada em sessão pública, por voto nominal, aberto e fundamentado, obedecendo ao critério objetivo de aferição do merecimento", salientou o magistrado, que prometeu "cumprir e fazer cumprir as leis, sob os influxos da moral, do direito e da justiça".
O novo desembargador revelou o desejo de se tornar magistrado desde que entrou pela primeira vez, há aproximadamente 35 anos, no Palácio da Justiça de São Paulo. "O meu êxtase aflorou como em um garoto sonhador. Em seguida, apesar de refeito da emoção, não continha o atrevimento de sonhar um dia ser magistrado (...). Aqui hoje estou para ser empossado, concretizando uma das mais profundas aspirações que pode ter um humilde escrevente do Poder Judiciário, filho de um advogado que começou como leiteiro e uma roceira, dos quais muito me orgulho!", afirmou o magistrado.
Na solenidade, ele assinou o termo de posse e compromisso, recebeu suas vestes talares e também a carteira funcional de desembargador. Além disso, ele recebeu o colar do Mérito Judiciário das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa.
"O magistrado representa uma aquisição muito rica para o Tribunal de Justiça. Ele tem larga experiência e extensa folha de relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário. É o mentor dos Juizados Especiais do Estado e colaborou muito com o engrandecimento do Judiciário Estadual. Esperamos que ele continue trilhando nesse mesmo caminho de honestidade, dedicação, integridade e comprometimento", destacou o presidente do TJMT.
O desembargador Leônidas Duarte Monteiro, que saudou o novo desembargador em nome do Colegiado, manifestou firme convicção de que o magistrado marcará sua passagem pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso como vigilante guardião da honra do Poder Judiciário. "Vossa Excelência chega ao ápice graças a sua brilhante carreira. Essa corte o recebe de braços e corações abertos", ressaltou. Ele elogiou ainda o trabalho incansável desenvolvido pelo novo desembargador, "presença permanente no Tribunal de Justiça e pesquisador infatigável", acrescentou.
Carlos Alberto da Rocha foi eleito desembargador pelo critério de merecimento na última segunda-feira (11 de fevereiro), em sessão extraordinária do Órgão Especial, tendo obtido 11 votos favoráveis, de 17 desembargadores votantes. O magistrado assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Ernani Vieira de Souza em novembro do ano passado.
CURRÍCULO - O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, filho de Alberto Alves da Rocha (78 anos) e Therezinha Martins da Rocha (74 anos), presentes na posse, nasceu em São Paulo em 2 de maio de 1955. Casado com Eliane Ribeiro da Rocha e pai de três filhos, graduou-se em Psicologia pelas Faculdades Farias Brito (hoje Universidade de Guarulhos -SP) e em Ciências Jurídicas e Sociais pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (SP).
Foi aprovado em 1985, em concurso público para o cargo de juiz substituto do Estado de Mato Grosso, onde atuou nas Comarcas de Nortelândia, Arenápolis, Porto dos Gaúchos, Juara, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Cuiabá, Sinop e Diamantino. Atuou no Juizado Especial do bairro Planalto (Cuiabá); como juiz auxiliar da Presidência do TJMT; e como juiz presidente da Segunda Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais. Antes da promoção para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, atuava como juiz substituto de Segundo Grau.
Comentários