Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 30 de Janeiro de 2008 às 16:39
Por: Jeferson Ribeiro/Direto de Bra

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta quarta-feira, durante almoço oficial oferecido ao presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, que quem desmata ilegalmente a Amazônia deve perder a terra para mostrar que a lei é cumprida no Brasil. Hoje, os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Justiça, Tarso Genro; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; além do Comandante do Exército, Enzo Martins Peri, e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Ribeiro, sobrevoaram áreas de desmatamento no Estado de Mato Grosso.

"Se pegar quem desmatou (ilegalmente) sou a favor que seja levado a julgamento e perca a terra. Esse País tem lei e as pessoas têm que saber disso", afirmou Lula a jornalistas convidados para o almoço.

O presidente comentou ainda que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tratou o desmatamento apurado de maneira exagerada. "Viram uma pinta e antes de diagnosticar se era um tumor benigno ou maligno disseram que era câncer", afirmou o presidente em relação aos dados de desmatamento da Amazônia divulgados na semana passada.

O presidente disse que a comparação usada pelo órgão pode estar provocando uma distorção, já que no último trimestre de 2006 (base de comparação com o último trimestre do ano passado usada pelo Inpe) houve uma redução recorde do desmatamento no local.

Os dados de 2007 teriam, então, um efeito estatístico exagerado. Lula disse que perguntou aos técnicos se o dado indicava que haveria um aumento do desmatamento na Amazônia comparado ao ano completo. Segundo o relato do presidente, o Inpe disse que não poderia dizer isso. "É isso que eu acho, que não haverá aumento no final do ano", comentou Lula.

Mesmo assim, segundo o presidente, o governo tomou medidas para manter a tendência de queda do desmatamento registrada nos últimos dois anos.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188208/visualizar/