Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 09:30

    Imprimir


Cientistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estão reunidos esta semana em Belém para realizar uma ação inédita na Amazônia. O grupo, formado por mais de 30 pessoas, começa hoje a "caçar" raios no céu do Pará, dentro do Primeiro Experimento de Raios Induzidos na Amazônia.

Os pesquisadores farão uma análise detalhada dos raios captados e os dados levantados servirão para subsidiar pesquisas em diversas áreas.

As informações poderão ser usadas para a melhoria das condições de segurança das linhas de transmissão de eletricidade e o aperfeiçoamento das previsões da Defesa Civil. Além disso subsidiarão estudo inédito das emissões de raios X e raios Gama devido às descargas atmosféricas e poderão servir de apoio aos estudos de mudanças climáticas.

Hoje (23) pela manhã, cientistas de duas universidades e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concedem entrevista coletiva na sede do Centro Técnico e Operacional do Sipam em Belém (CTO/BE), para explicar com detalhes os objetivos, modos de operação e características do Primeiro Experimento de Raios Induzidos na Amazônia.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189224/visualizar/