Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 22 de Janeiro de 2008 às 19:02

    Imprimir


Integrantes da juventude do PPS, a JPS (Juventude Popular Socialista), discutiram na manhã desta terça-feira, dia 22, com o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Coronel Campos Filho, ações que possam diminuir a criminalidade no Estado e que faz, segundo estudos e levantamentos, de jovens com idade entre 16 e 29 anos as principais vítimas.

O encontro com o coronel Campos Filho faz parte do projeto: “O que você tem a me dizer?”. Lançado este ano pela JPS/MT, tem o propósito de discutir com as autoridades competentes de Mato Grosso os principais problemas que afligem esse segmento da população, bem como contribuir com idéias e propostas para que estes sejam solucionados.

“O Comandante da PM de Mato Grosso, Coronel Campos Filho, foi o escolhido para dar o ponta-pé inicial no referido projeto porque recentemente uma revista de circulação nacional divulgou que somos o Estado mais violento do País e a juventude é uma das principais vítimas. Então, decidimos conversar com ele para sabermos mais sobre as ações que a PM vem tomando para combater o crime”, explicou o presidente da JPS/MT, Dérick Vasconçelos, avaliando que o encontro foi positivo, “pois sentimos que há uma mentalidade dentro da corporação no sentido de aproximar da sociedade e de envolvê-la na luta contra a criminalidade, que vai muito além do combate ostensivo nas ruas, mas na construção de uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais humana”,

Dérick destacou ainda que o projeto “O que você tem a me dizer?”, que ao longo do ano estará dialogando com outras autoridades de Mato Grosso, vai de encontro a uma das propostas da JPS, que é o de apoiar a juventude para seu pleno desenvolvimento e efetiva participação na sociedade, contribuindo para sua atuação como protagonista do seu presente e futuro, e agente voluntário de transformação social.

O Coronel Campos Filhos que, ao lado da comandante adjunta, coronel Lilian, recebeu os integrantes da JPS, destacou a importância da iniciativa da JPS de buscar o diálogo para solucionar este problema que afeta toda a sociedade. “É muito importante haver esse dialogo. Temos promovido reuniões constantes com moradores de bairros para discutimos melhorias na segurança pública”, disse.

Durante a conversa com JPS, o coronel Campos Filho fez questão de discordar que Mato Grosso seja o Estado mais violento do Brasil, como apontou a tal revista. Segundo ele, a criminalidade em Mato não está fora de controle e a polícia atenta para cumprir bem o seu papel.

“Todavia, infelizmente, muitos deixam de abordar as origens de tanta violência existente em nosso Estado, atribuindo toda responsabilidade exclusivamente à Polícia Militar, esquecendo que o sistema de segurança Pública é macro, portanto, muito amplo. Na verdade, funcionamos como uma corrente que une dois pontos: em uma das extremidades está a sociedade e na outra a tão buscada paz social, onde a Polícia Militar é apenas um elo dessa corrente”, ponderou.

Dentre tantas causas que contribuem para a violência nos dias atuais, Celº. Campos Filho citou a ausência de uma sociedade voltada para a família e a profunda desigualdade social que impera no país. “Se quisermos realmente uma sociedade menos violenta no futuro, precisamos mais investimentos em política social – que fazem parte a educação, saúde, cultura, transporte, habitação, lazer e esporte às crianças e adolescentes - e de trabalhar a base familiar, pois só assim obteremos resultados melhores na busca de um vida mais segura”.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189297/visualizar/