Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Janeiro de 2008 às 16:37
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Infelizmente as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a Febre Amarela em Tangará da Serra terão que aguardar a posição do Ministério da Saúde, para que novas doses sejam enviadas ao município, como também em todo o Estado. Após notificações de casos em Goiás, a população com receio, procurou os postos de saúde para tomar a vacina. Esta grande procura fez com que o estoque acabasse rapidamente.

A enfermeira e coordenadora do Posto Central de Tangará da Serra, Loidjane Lopes Marques, explica que a vacina contra a doença acabou no município na semana passada, porém o Ministério da Saúde estipulou um prazo de uma semana para o envio das vacinas, mas até agora não chegou. “Apesar do prazo vencer amanhã, estamos ligando constantemente para que mandem o mais rápido possível”, comenta a coordenadora. Segundo Loidjane, a procura pela vacina é grande. “Foram vacinadas cerca de duas mil pessoas até o momento somente no Posto Central”, diz.

De acordo com ela, a explicação do Ministério da Saúde é que as prioridades da vacina são para o Estado de Goiás, em que foi constatado casos da doença. Ela diz que apesar de toda região estar em risco, o que a população deverá fazer é tomar algumas medidas preventivas e aguardar a chegada das vacinas.

Dentre estes cuidados, a coordenadora frisa para que as pessoas evitem ir em matas, dando preferência à cidades, e tomem as mesmas medidas usadas na prevenção da dengue, já que o Aedes Aegipty é o mesmo mosquito transmissor da doença.

BALANÇO - Um balanço da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS da vacinação contra a febre amarela realizado no último sábado,19, mostra que, entre 2000 e 2007, mais de 177 milhões de doses da vacina foram distribuídas aos Estados. Segundo avaliação do gabinete de acompanhamento da doença, isso significa que uma parcela considerável da população está imune à doença até 2009. Somente em janeiro deste ano, a distribuição já chegou a 7 milhões de doses, mais da metade de tudo o que foi distribuído aos Estados durante o ano de 2007.

ALERTA - A secretaria solicitou ontem, por meio de ofício, que as secretarias estaduais de saúde reforcem o alerta à população sobre os possíveis riscos de revacinação contra a febre amarela. A medida foi tomada após a análise da vacinação nos Estados e a notificação recebida de que 31 pessoas apresentaram efeitos adversos, incluídas possíveis revacinações.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189320/visualizar/