Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 21 de Janeiro de 2008 às 12:35

    Imprimir


Quem quer viajar protegido contra a febre amarela neste Carnaval deve tomar a vacina até amanhã (22), porque ela tem efeito somente dez dias após a aplicação. O Ministério da Saúde recomenda que sejam imunizados apenas aqueles que forem viajar para áreas de risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, as áreas consideradas de risco no país são as de matas e rios do Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste --Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia--, Sudeste --Minas, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo-- e Sul --oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, as secretarias estaduais de saúde ainda deverão reforçar o alerta contra a revacinação. Pessoas que tomaram uma segunda dose da vacina menos de dez anos após a primeira podem ter reações adversas como febre, dor de cabeça, vômito, enrijecimento dos músculos e problemas neurológicos.

O melhor modo de se prevenir contra a febre amarela é a vacinação, por isso existe uma corrida aos postos de saúde para a imunização. Desde o começo deste ano, houve 12 casos de febre amarela no país, dos quais oito provocaram mortes --a última foi confirmada sábado (19). Outros oito casos são investigados --entre eles há mais uma morte. Os postos que aplicam a vacina contra febre amarela em São Paulo podem ser consultados no site do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

Pessoas a quem a vacina é contra-indicada, (crianças com menos de seis meses, quem tem alergia a ovo, mulheres grávidas ou pessoas com Aids) devem evitar as regiões endêmicas, usar repelente e expor a menor área possível do corpo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189534/visualizar/