Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Janeiro de 2008 às 18:52

    Imprimir


SÃO PAULO - Após a divulgação de perdas bilionárias de grandes bancos de Wall Street, a crise no mercado financeiro norte-americano pode ganhar em breve um novo filão. As seguradoras de títulos de dívida podem ter o rating rebaixado da categoria AAA (a melhor possível) o que colocaria em risco seu modelo de negócios e levaria à redução da nota de dívida de todos os papéis garantidos por elas.

Hoje, a agência Fitch Ratings tomou a primeira atitude nesse sentido e rebaixou a seguradora Ambac Financial Group. A nota caiu dois degraus, para AA, e pode diminuir ainda mais. Para justificar a ação, a Fitch alegou ter incertezas significativas quanto ao modelo de negócios e ao plano estratégico da empresa.

As agências Moody`s e Standard & Poor´s também informaram que vão revisar o rating da Ambac e da MBIA, a maior seguradora de títulos dos EUA, com possível chance de rebaixamento.

O mercado que usa seguros no lançamento de títulos de dívida é avaliado em US$ 2,3 trilhões, o que dá uma dimensão do problema. A garantia é usada principalmente por municípios norte-americanos que emitem dívida no mercado - assim como faz o governo federal brasileiro, por exemplo.

Como não possuem rating elevado, os municípios compram um seguro de empresas como Ambac e MBIA para garantir o pagamento da dívida em caso de inadimplência. Com um selo de qualidade dado por empresas com nível de risco AAA, os investidores se sentem confortáveis em comprar tais papéis.

Com as seguradoras deixando de ser AAA, existem dois efeitos prováveis e negativos para essas companhias e para os investidores.

Para a Ambac e MBIA, é possível que o seguro vendido por elas deixe de ser atrativo, porque pode não ser mais suficiente para que o investidor queira comprar um título emitido por um município. Isso afetaria o modelo de negócios dela e explica a queda de cerca de 50% a 70% no valor das ações dessas empresas de segunda-feira até hoje.

Já para os investidores, o efeito seria o rebaixamento dos títulos já comprados no passado. Se tais papéis possuíam garantia de uma empresa AAA, essa realidade agora deve mudar. Os analistas consideram que esses títulos também terão as notas de avaliação de risco reduzidas na mesma medida em que ocorrer com as empresas que os garantem.

Um rebaixamento de rating de um título leva a uma redução do valor de negociação do papel, causando uma perda para os investidores que possuem esses ativos nas suas carteiras.

Neste caso, tanto investidores pessoa física, quanto fundos mútuos e os bancos que detêm esses papéis voltarão a ter perdas nos seus investimentos. No caso dos bancos, isso pode significar mais baixas contábeis.




Fonte: Valor Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189760/visualizar/