Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Janeiro de 2008 às 17:53
Por: Sandro Lima

    Imprimir


O vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, virá ao Brasil no próximo dia 13 de fevereiro para discutir investimentos da Petrobrás no aumento da produção de gás em território boliviano.

O encontro foi acertado nesta sexta-feira (18), durante telefonema do presidente da Bolívia, Evo Morales, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A visita terá por objetivo dar prosseguimento aos entendimentos iniciados por ocasião da mais recente visita do presidente Lula à Bolívia”, afirmou o porta-voz Marcelo Baumbach. O telefonema durou 15 minutos.

US$ 750 milhões

Em dezembro de 2007, Lula esteve na Bolívia e anunciou a retomada dos investimentos da Petrobras naquele país. A empresa brasileira vai investir US$ 750 milhões nos próximos anos na ampliação da capacidade de produção de gás na Bolívia. A produção será destinada para Brasil e a Argentina.

Este será o primeiro investimento brasileiro na Bolívia desde a nacionalização do setor de hidrocarbonetos. Decretada em maio do ano passado pelo presidente Evo Morales e efetivada em outubro com a assinatura de novos contratos, a nacionalização torna as petroleiras estrangeiras como prestadoras de serviço da YPFB, a estatal boliviana, e reduzem a margem de lucro das empresas.

O investimento da Petrobras será direcionado para o aumento da produção nos campos de San Alberto, San Antonio e Ingre. A visita de Lula, em dezembro do ano passado, e o telefonema de Morales nesta sexta-feira sinalizam a disposição do governo boliviano de recompor relações com o governo Lula.

Após a nacionalização do setor de hidrocarbonetos, Morales aproximou-se do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189770/visualizar/