Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 16:28

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, nesta terça-feira (15), o primeiro caso de morte por febre amarela. O empresário Almir Rodrigues da Cunha, de 46 anos, morreu na quarta-feira (9), em Maringá. Com esta, sobe para três o número de mortes confirmadas por causa da doença no país. Segundo o Ministério da Saúde, 26 casos suspeitos foram notificados pelas secretarias estaduais de saúde.

O sangue do empresário foi coletado e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba. Segundo a assessoria de imprensa da Sesa, o resultado do exame indicou que a causa da morte foi mesmo a febre amarela.

Apesar do resultado positivo, a Sesa informou que descarta o surgimento de novos casos da doença na região, tendo em vista que o contágio ocorreu em Goiás.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Sesa, o empresário viajou para Caldas Novas (GO), no dia 22 de dezembro de 2007. Ele voltou para Maringá no dia 1º de janeiro e cinco dias depois foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita.

Gilberto Martin, secretário estadual da Saúde, disse que a confirmação do caso de febre amarela foi dada por meio de um exame laboratorial no Instituto Adolpho Lutz, de São Paulo. "Faço um apelo para que só busque tomar a vacina quem não está vacinado ou foi imunizado há mais de 10 anos e que vá se deslocar para as áreas de risco."

Vacinação

O secretário disse que o Paraná recebeu um lote com mais de 100 mil doses da vacinas. "Não vai faltar vacinas caso sigamos o fluxo normal de imunização". Ele informou que 71% da população paranaense já está vacinada, o que representa mais de sete milhões de habitantes. Ainda segundo Martin, a cobertura chega a 98% da população.

Não há surto, diz ministro

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Vigilância e Saúde do órgão, Gerson Pena, afirmaram na tarde de quarta-feira, durante entrevista coletiva em Brasília, que não existe um surto epidêmico de febre amarela no Brasil. Segundo o ministro, a doença está sob controle.

"A doença está distante dos centros urbanos. Os casos suspeitos são todos oriundos de regiões rurais", explicou o ministro.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190310/visualizar/