Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 12:07
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


O grande aumento da procura da vacina contra febre amarela em Tangará da Serra acabou gerando a falta dela em todos os postos do município, inclusive no Posto Central. A informação é da coordenadora do CTA/SAE, Mônica Araújo.

De acordo com ela, as vacinas acabaram na última quarta-feira em todas as Unidades da Saúde da Família (USF´S) e na sexta-feira no Posto Central. Ela explica que a razão deve-se ao fato do alto índice da procura da vacina, diante do receio da população a casos registrados em Goiás, Brasília e supostamente no Estado de Mato Grosso.

Desde que foi noticiado casos da doença, em Tangará da Serra até o momento foram vacinadas 1494 pessoas.

Porém a Mônica frisa que as pessoas que ainda não tomaram vacina, poderão ficar tranqüilas, pois até a próxima quinta ou sexta-feira desta semana, as USF´S e o Posto Central serão reabastecidos.

ESTADO - Muitas pessoas procuraram os postos de saúde e policlínicas neste final de semana em Mato Grosso à procura da vacina contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde de Cuiabá recebeu do Ministério da Saúde seis mil doses para imunizar a população contra a doença. Na cidade, cada uma das cinco policlínicas receberam 500 doses para o mutirão de vacinação do final de semana. Outras 3,5 mil vacinas abastecerão as unidades da rede pública de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso pediu ao Ministério da Saúde 100 mil doses para se prevenir contra a doença. O Estado mantém um estoque mensal de 60 mil doses, informou o secretário Augustinho Moro. De 1992 a 2006 Mato Grosso apresentou 22 casos de febre amarela. Treze pessoas morreram e nove se curaram. Em 2007, o Estado não apresentou nenhum caso da doença. Está sendo investigado o caso de uma paciente de 22 anos, residente em Barra do Garças, que visitou o Estado de Goiás.

MINISTÉRIO - O Ministério da Saúde informou que dos 24 casos notificados como suspeitos pelas secretarias estaduais de Saúde, dois já foram confirmados e cinco descartados. Um dos casos confirmados resultou na morte de um morador de Brasília e o outro evoluiu para a cura de um residente de São Paulo. São apontados como prováveis locais de infecção a zona da mata de Goiás e o Mato Grosso do Sul.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190362/visualizar/