Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Janeiro de 2008 às 17:51

    Imprimir




A taxa média de juros para empréstimos pessoais teve um aumento de 0,09 ponto percentual neste mês, para 5,36% ao mês, puxada pela alta do juro promovida por três dos dez bancos pesquisados pela Fundação Procon de São Paulo. De acordo com a entidade, desde fevereiro do ano passado, quando houve elevação de 0,07 ponto percentual, não era registrada uma alta tão significativa. No cheque especial, apenas o Banco do Brasil reajustou para cima o juro, mas a taxa média não chegou a ser alterada e ficou em 8,21% ao mês.

O juro para empréstimo pessoal ficou mais alto na Nossa Caixa, que passou de 4,25% para 4,70%, com aumento de 10,59% em relação ao mês de dezembro. No Banco Real essa taxa de juro passou para 6,30%, contra variação de 5,90% vista em dezembro. Já o HSBC ajustou a taxa em 0,03 ponto percentual no período para 4,63% ao mês.

Os demais bancos pesquisados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra, Santander e Unibanco não alteraram as taxas para esse tipo de empréstimo.

No cheque especial, apenas o Banco do Brasil elevou a taxa praticada, para 7,56% ao mês, um aumento de 0,04 ponto percentual em relação ao juro registrado em dezembro. Mesmo assim, o arredondamento de casas decimais levou à manutenção da taxa média apurada pelo Procon em 8,21% ao mês

O Procon destaca que a pesquisa leva em conta empréstimos pessoais de 12 meses e que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais. No cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Vale notar que a taxa Selic foi mantida em 11,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em dezembro de 2007.





Fonte: Valor Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190473/visualizar/