Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 11 de Janeiro de 2008 às 09:10

    Imprimir


O alerta foi dado durante coletiva realizada na Famato, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores (Acrimat), Associação dos Proprietários Rurais de Mato Grosso (APR).

Com as novas exigências da Comunidade Européia em auditar as propriedades rurais de Mato grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grane do Sul que exportam carne bovina, representantes do setor rural, alertaram os pecuaristas da necessidade de se preparem para receber os fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA . A inspeção tem que ser feita até o dia 31 de janeiro, quando posteriormente será feita uma lista das propriedades certificadas de que estão fazendo o rastreamento dos animais.

O presidente da Acrimat, Mário Candia, disse que o pecuarista tem que se preparar para "facilitar o trabalho dos fiscais" e com isso agilizar o processo de auditoria. São muitas propriedade para serem visitadas e quando menos tempo a equipe de fiscalização permanecer em uma fazenda maior será o numero de propriedades visitadas.

Mato Grosso possui 1.791propriedades rurais certificadas pelo Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), aptas a fazerem parte de uma lista que será encaminhada pelo MAPA à Comunidade Européia. O trabalho de auditoria começou a ser feito hoje por 15 técnicos de MAPA e a maior preocupação é do curto prazo para a realização do trabalho. "Pedimos ao ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, para que o prazo fosse dilatado e ele disse que a lista tinha que ser entregue no final do mês, mas que outras listas seriam encaminhadas. Ele nos garantiu que se a Comunidade Européia não aceitar a proposta de receber novas listas ele não entrega nenhuma lista", disse o deputado federal, Homero Pereira, durante coletiva com a imprensa. Ele acrescentou que "não podemos cometer injustiça com o produtor que investiu no sistema de rastrealibidade e depois, a Europa precisa de nossa carne. Afinal, o rebanho de Mato Grosso é maior do que de toda Europa".





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190894/visualizar/