Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 08 de Janeiro de 2008 às 13:19
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


As ações e metas de trabalho para 2008 do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional - começaram a ser elaboradas e discutidas na manhã desta terça-feira (08.01), em encontro que prossegue até quinta-feira, no auditório da Secretaria de Planejamento.

O Governo do Estado reúne no evento os parceiros do programa como o Banco do Brasil, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Governo Federal, Sebrae, dentre outros, para fomentar as cadeias produtivas dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental em todas as regiões.

Na abertura, o secretário-adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga, destacou a parceria como ferramenta para diminuir as desigualdades regionais, um dos principais objetivos do programa. Fraga salientou a vontade política em dar continuidade ao programa iniciado pela AMM, o qual apresenta resultados positivos em várias regiões.

O secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, assegurou a disposição do Governo do Estado em aplicar recursos do orçamento geral conforme as necessidade de cada região. “São vocês quem vão estabelecer as prioridades, pois existe vontade política para se aplicar os recursos”, disse Yênes, referindo-se aos gestores públicos.

Falando em nome dos presidentes dos consórcios, o prefeito de Conquista D’Oeste, Walmir Guse, do consórcio Vale do Guaporé, defendeu a continuidade das ações dos consórcios com a mudança de prefeitos em decorrência das eleições municipais deste ano. “Nós, prefeitos, temos que fazer nossa parte porque se não os consórcios não andam”, assinalou ele.

Opinião semelhante foi corroborada pelo deputado estadual José Domingos, que elogiou a iniciativa de se criar o MT Regional. “Tenho sido um defensor árduo do MT Regional. E fico feliz em ver que o Governo está definindo uniformidade de linguagem com os parceiros”, frisou.

Para o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, José Renato Barbosa, a criação do MT Regional e os consórcios foram fundamentais para a instituição bancária se unir neste projeto de fomento às cadeias produtivas.

Barbosa informou que no Estado foram implantados 59 Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), do Banco do Brasil, com um investimento de R$ 86 milhões. Ao todo, disse ele, 12,7 mil pessoas foram beneficiadas em projetos de piscicultura, apicultura, leite, ovinocultura, biodiesel, dentre outros. “Nossa meta é atingir 20 mil pessoas”, assegurou.

O DRS é uma estratégia negocial do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, “socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural”.

Conforme o Banco do Brasil, este programa objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental, com soluções sustentáveis, inclusivas e participativas, sempre em conjunto com parceiros.

PALESTRAS - O ciclo de palestra no encontro foi aberto pelo secretário-adjunto de Indústria e Comércio, Rodrigues Palma. Ele explicou aos participantes sobre os programas de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso (Prodeic) e Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic)

Em seguida, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Jean Estevam Campos Oliveira, falou sobre as ações da Setecs.

No período da tarde estão previstas palestras do Banco do Brasil sobre DRS, crédito fundiário, cooperativismo, associativismo, MT Fomento e a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) este ano em Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191352/visualizar/