Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 08 de Janeiro de 2008 às 07:57

    Imprimir


A Atiaia Energia e a Cornélio Brennand, empresas do Grupo Cornélio Brennand, anunciam que estão dispostas a ampliar seus investimentos em Mato Grosso. Os investimentos hoje chegam a mais de R$ 700 milhões, na instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Localizadas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as empresas juntas possuem capacidade de gerar cerca de 150 MW de energia, o que significa potencial para iluminar uma cidade com aproximadamente 500 mil habitantes, como Aracaju, capital de Sergipe.

“Três desses empreendimentos já estão em atividade e uma nova PCH passa a operar até o final deste ano. A quinta unidade tem previsão de início de operação em 2008”, adianta José Roberto Faro, presidente da Atiaia.

A Atiaia Energia S/A, holding entre o Grupo Cornélio Brennand (90%) e a Koblitz S/A (10%), é especializada em construir e operar usinas de geração hidrelétrica (PCH’s). Fundada em outubro de 2004, com sede na cidade do Recife e escritório comercial em Cuiabá, suas atividades englobam a prospecção de aproveitamentos hidroenergéticos, a construção, a operação (inclusive remotamente – partir de Cuiabá) e a manutenção dos mesmos, além da comercialização da energia elétrica gerada e de outros itens produzidos pelas usinas.

De acordo com Roberto Faro, a empresa tem se destacado pela rapidez com que constrói suas usinas, bem como por não só implementar os programas ambientais indicados pelos órgãos competentes como realizar, espontaneamente, ações para reduzir as interferências das usinas no meio ambiente. “Desta forma, tem contribuído para o desenvolvimento da matriz energética brasileira, com total comprometimento com a preservação ambiental”, comenta Faro.

Incorpora, hoje, cinco empresas operativas todas com escritório comercial em Cuiabá. Essas empresas são as detentoras dos direitos para exploração dos potenciais hidrelétricos denominados PCH Garganta da Jararaca (29,3MW), PCH Paranatinga II (29,02MW), PCH Canoa Quebrada (28MW), PCH Buriti (30MW) e PCH Porto das Pedras (28,03MW).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191409/visualizar/