Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Janeiro de 2008 às 23:23

    Imprimir


BRUXELAS - O Alto Representante da União Européia (UE) para Política Externa e de Segurança Comum, Javier Solana, pediu nesta segunda-feira, 7, à Geórgia para terminar tão em breve quanto possível a apuração de votos das últimas eleições presidenciais e investigar adequadamente todas as acusações de irregularidades.

Em comunicado, Solana considerou "prioritários" estes dois pontos depois que a oposição reivindicou a realização de uma segunda rodada eleitoral por considerar pouco confiável a suposta vitória do candidato à reeleição Mikhail Saakashvili no pleito presidencial do dia 5 de janeiro.

"Todas as forças políticas devem manter o diálogo para enfrentar os desafios pendentes antes das eleições parlamentares na primavera", nas quais a UE está disposta a apoiar a Geórgia, segundo o Alto Representante.

Solana felicitou por outro lado o povo da Geórgia por sua "pacífica conduta" durante eleições "muito apertadas", nas quais a confusão foi propiciada pelos resultados díspares de diferentes pesquisas de boca-de-urna.

Enquanto uma delas dava a vitória ao ex-presidente Saakashvili, realizada por seus partidários nas ruas de Tbilisi, outra pesquisa dava como ganhador o líder opositor, Levan Gachechiladze.

A porta-voz de Relações Exteriores da Comissão, Christiane Hohmann, recusou comentar o processo eleitoral até que a apuração de votos fosse definitiva.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191435/visualizar/