Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Janeiro de 2008 às 19:32

    Imprimir


Des Moines, Iowa, 7 - Os fazendeiros que usarem a semente de milho geneticamente modificada YieldGard, da Monsanto, poderão ter descontos nos valores de prêmio do seguro agrícola neste ano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), responsável pelos subsídios aos programas de seguros de safra, aprovou a redução do prêmio para os produtores que utilizarem a semente resistente a insetos da Monsanto. A medida valerá para os estados norte-americano de Iowa, Illinois, Indiana e Minnesota.

Ao submeter a semente YieldGard à aprovação do USDA, a companhia argumentou que o produto diminuiria os riscos de perdas na safra. Estas sementes produzem plantas que são tóxicas para vários tipos de insetos e que são imunes ao herbicida Roundup, simplificando o manejo das culturas. Com a medida, os fazendeiros que utilizarem a semente da Monsanto poderão ter uma economia média de 13% com o seguro rural, de acordo com cálculos do USDA.

Para a Monsanto, o desconto deve chegar a US$ 2 por acre nos programas de seguro rural. Fontes da indústria vêm reclamando que os prêmios para o seguro do milho apresentaram forte alta em função da demanda dos produtores de etanol. "Comparado há dois anos, o valor do prêmio provavelmente dobrou", disse Ron Litterer of Greene, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho.

A Pioneer, concorrente da Monsanto, que também criou uma semente com características similares, está levantando dados para se beneficiar do mesmo desconto sobre o prêmio do seguro rural na próxima safra, de acordo com o porta-voz da companhia, Todd Frazier. As informações são da Dow Jones.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191462/visualizar/