Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 06 de Janeiro de 2008 às 03:38

    Imprimir


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve abrir os negócios na segunda-feira (7) com a tentativa dos investidores de reverter o desempenho ruim dos três primeiros dias de negócios de 2008. Depois de fechar o ano como a melhor opção de investimento de 2007, com alta de 43,6%, o Ibovespa, principal índice da bolsa, acumula queda de 4,6% em janeiro.

Os pregões de baixa não foram exclusividade do mercado financeiro no Brasil. O nervosismo causado pela divulgação de indicadores econômicos dos Estados Unidos se espalhou pelas bolsas de todo o mundo. Na sexta-feira (4), o dia foi de resultados negativos na Europa, Ásia e EUA: enquanto o índice Dow Jones caiu 1,96%, o Nasdaq, medidor das ações de tecnologia, amargou baixa de 3,77%.

A razão para tanto mau humor é a mesma que assombrou os investidores ao longo do ano passado: o medo de que uma recessão afete o crescimento da maior economia do mundo. Na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos informou que foram abertas apenas 18 mil vagas de emprego em dezembro, frente à expectativa de analistas de 70 mil. Além disso, a taxa de desemprego subiu para 5% - a mais alta desde novembro de 2005.

Sinais de crise

Na próxima semana, os indicadores econômicos norte-americanos devem voltar a centrar as atenções dos investidores. Na terça-feira (8), serão divulgados números de vendas de casas nos EUA, que sinalizam a atividade econômica do setor de habitação, e os dados de crédito ao consumidor.

No Brasil, a expectativa fica em torno dos indicadores de inflação: na sexta-feira (11), o IBGE divulgará o IPCA de dezembro, que mede a inflação oficial no país. A expectativa é a de saber se o indicador vai fechar o ano dentro da meta estipulada pelo governo para 2007, que é de inflação de 4,5%.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191695/visualizar/