Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Janeiro de 2008 às 14:58

    Imprimir


A Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) afirmou hoje que instalará um transformador com potencia de 100 mega volts ampere (MVA), em caráter emergencial, na subestação do Coxipó, em Cuiabá. A estrutura é responsável hoje pelo fornecimento de cerca de 60% da carga consumida no estado e concentrada na Baixada Cuiabana. Com o equipamento a empresa ampliará a capacidade de transformação da subestação de 355 MVA para 455, o que reduzirá os riscos de corte de energia elétrica na região.

"Com a instalação do equipamento minimizamos os riscos de apagões e podemos garantir uma relativa tranqüilidade no fornecimento de energia elétrica para o ano de 2008 e 2009", afirma o superintendente regional de engenharia de Mato Grosso, Hélio Monti. O transformador será instalado nos próximos 90 dias.

O transformador iria para Ji-Paraná (RO), mas, para atender ao pedido do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante da crise provocada pelo corte no fornecimento de gás boliviano para o Brasil, a Eletronorte decidiu fazer o remanejamento, ainda no ano passado. Após autorização prévia da Aneel, o equipamento passou por vistorias na fábrica, em Santa Catarina, e chegou no fim da tarde de quarta-feira (2) em Cuiabá.

Com a nova estrutura a subestação da Eletronorte no Coxipó contará com quatro transformadores de 100 MVA e um de 55. Este último foi instalado no final de 2006, também em caráter emergencial, quanto o fornecimento do gás começou a falhar. "Para exemplificar o que significa na prática esse acréscimo, podemos dizer que 100 MVA é o suficiente para atender uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. Mas é importante lembrar que esse equipamento é uma solução emergencial. Em economias como a de Mato Grosso, que tem taxas de crescimento de consumo de energia elétrica de 11% ao ano, não existe solução definitiva", disse Monti.

A Eletronorte também planeja instalar um novo transformador de 100 MVA até o final de 2008, para devolver o emergencial de 55 para Rondônia. Até lá, a empresa terá ampliado para 500 MVA a capacidade de transformação da subestação do Coxipó. Além dessa subestação, a empresa opera outras oito em Mato Grosso, onde é responsável por fazer o transporte de 90% da energia consumida no estado.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192060/visualizar/