Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Janeiro de 2008 às 07:54
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Apesar da vigência da Lei federal 11.097/2005 que prevê a obrigatoriedade da adição de 2% de biodiesel (B2) a todo o óleo diesel comercializado no país desde terça-feira (1º), ontem poucos postos de combustíveis de Cuiabá estavam vendendo o produto. A explicação dos gerentes dos estabelecimentos é que os pedidos ainda não foram entregues e que as distribuidoras ainda estão com dificuldades em adquirir o biocombustível. A expectativa dos gerentes dos postos é que a partir de hoje a entrega seja normalizada, independente da bandeira.

A BR Distribuidora, informa via assessoria de imprensa, que o B2 está sendo comercializado normalmente em todos os postos Petrobras do país desde o dia 1º de janeiro, e que a entrega está sendo feita de acordo com um cronograma preestabelecido e que, por isso, algumas localidades ainda estão sem o produto para vender.

É o caso do posto Vip, localizado na Praça 8 de Abril, onde o gerente, Vanderley França, afirma que depois de aproximadamente 30 dias sem abastecimento hoje deve receber um pedido de 5 mil litros, o suficiente para atender a demanda por dois dias.

"Ainda temos estoque do diesel comum de cerca de 7 mil litros, mas não sabemos se poderemos comercializar o produto com a nova lei". Quem também afirma que o biocombustível será entregue hoje é o gerente do posto Santa Marta, situado no avenida Miguel Sutil, Wagner Moraes. Ele afirma que as distribuidora garantiu que o produto será fornecido ao estabelecimento e que o volume encomendado é de 5 mil litros. "Comercializamos entre 100 e 120 mil litros de diesel por mês e agora o segmento fica com dificuldade de encontrar o produto para comprar".

O vice-presidente Executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Mendes, afirma que a falta do biocombustível está ocorrendo porque a entrega pelas distribuidoras aos postos só começou ontem e ressalta que a escassez do produto no mercado local é considerada normal, mas que deve ser restabelecida nos próximos dias.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT), Fernando Chaparro, destaca que com a nova lei, nenhum posto pode vender o diesel sem adição dos 2% de biodiesel, sob pena de ser multado.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192145/visualizar/