Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 30 de Dezembro de 2007 às 14:27

    Imprimir


Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais deve crescer seu potencial econômico neste 2008, presume o consultor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Vivaldo Lopes, ex-professor de economia da UFMT e ex-secretário municipal da Fazenda, período (1997-2004) que Cuiabá era administrada pelo agora deputado estadual Roberto França.

Vivaldo Lopes disse que os indicadores econômicos de 2007 foram todos favoráveis à economia local. Ele mira sua idéia nos fatos que cercaram o agronegócio em Mato Grosso, tido como o motor da locomotiva econômica estadual.

Em entrevista, Lopes fez um retrospecto do que ocorreu na cadeia produtiva da região. No agronegócio, por exemplo, ele lembrou os anos ruins que afetaram demais o segmento, como em 2005 e 2006 e apontou as razões.

Para Lopes, a falta de planejamento econômico dos empresários do agronegócio contribuiu para a crise, afastada a partir de final de 2006 e início de 2007.

O economista fala ainda sobre sua passagem na prefeitura de Cuiabá e revela porque na gestão de Roberto França o município tinha de recorrer a empréstimos bancários para quitar a folha do funcionalismo municipal.

Ele relembra ainda de um episódio marcante na política de Cuiabá, quando um grupo de vereadores se uniu na praça Alencastro, fez uma fogueira e incitou a população a queimar os carnês de IPTU.

Vivaldo Lopes é da cidade do Alto Paraguai de onde veio para Cuiabá e aqui formou-se economista na UFMT e, depois, concluiu sua pós-graduação em gestão pública na USP. Lopes foi também assessor econômico na época que Mato Grosso era governado por Dante de Oliveira, falecido no ano passado.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192392/visualizar/