Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 29 de Dezembro de 2007 às 09:06
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Está faltando biodiesel nos postos de Cuiabá. A escassez do produto no país já vinha sendo alertada esta semana pelo vice-presidente Executivo do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Alísio Mendes Vaz. Segundo ele, a carência está ocorrendo porque as distribuidoras têm que atender a obrigatoriedade da adição dos 2% do biodiesel (B2) ao diesel a partir de terça-feira (1º de janeiro), e por isso podem ter deixado de fornecer neste período para fazer estoques.

Apesar de a falta ter sido negada pela Petrobras Distribuidora inicialmente, ontem em nota enviada à Gazeta, a BR admitiu que "nos últimos dias houve um reordenamento na logística de fornecimento do produto em função da necessidade de adequação à obrigatoriedade de comercialização do B2 a partir de 1º de janeiro de 2008". O documento diz ainda que os ajustes provocaram interrupções pontuais na entrega do biodiesel em algumas localidades, mas que o fornecimento do diesel não sofreu alteração.

O gerente de pista do posto Vip, localizado na praça 8 de Abril, Vanderley França, afirma que está sem o produto para oferecer aos clientes há mais de 30 dias, e que a falta não foi justificada pela Petrobras. "Por enquanto estamos abastecendo com o diesel normal e não há previsão da distribuidora retomar o fornecimento. Em comunicado ela disse apenas que não tem como atender".

No Posto Santa Elisa e no Auto Posto Anapolina, o produto não é fornecido há 10 dias e os gerentes afirmam que a escassez do produto é em decorrência da formação de estoques para atender a demanda em 2008. No Santa Elisa, o gerente Ronaldo da Silva, afirma que são vendidos ao mês cerca de 80 mil litros de diesel. Já no Anapolina, Mariane Silva, diz que do total da venda realizada no mês o diesel corresponde a 80% sendo que a gasolina e o álcool ficam com 15% e 5% respectivamente. "Se faltar teremos prejuízo".

A BR Distribuidora, afirma ainda que o B2 é comercializado atualmente em mais de 95% dos postos da Petrobras (5,9 mil) em todo o país, sendo que em Mato Grosso são 61 estabelecimentos. Já de acordo com os dados do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), no Estado são cerca de 150 postos vendendo o biodiesel dos 882 em operação em Mato Grosso.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192442/visualizar/