Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 21 de Dezembro de 2007 às 11:26

    Imprimir


As estatísticas da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) mostram que esse ano, as vendas de madeira para o exteriror teve crescimento de 31% no valor exportado total, em relação ao período de janeiro à setembro de 2006. Para o setor é a superação de uma crise a partir das operações da Polícia Federal (PF) que descobriu extrações ilegais e outros crimes ambientais. Além da sonegação de impostos de 2005 para cá.

' O bom desenvolvimento do setor em 2007 foi por dois motivos, o mercado interno aquecido porque a construção civil andou e automaticamente puxou o setor madereiro para construção e também o mercado externo que está em situação de comprador' afirma o presidente do Sindicato de Industrias de Laminados e Compensados de MT, César Mason. O valor exportado foi de U$129 milhões para U$170 milhões.

Por ser um produto resistente e de reflorestamento, o diretor industrial Rubens Coutinho, explica que 80% da produção, vão para as exportações. Para ele o setor só não gera mais riquezas e emprego por causa de burocracias de órgãos ambientais. 'A parte ambiental hoje, considera, reflorestadores como extratores e todas as exigências para os que cortam a florestas nativa devem ser seguida por todos' afirma Coutinho. Para ele, o governo deveria repensar o conceito.

A bióloga da UFMT, Regina Aparecida da Silva, alerta para os cuidados com o reflorestamento apenas com monoculturas, porque comprometem a diversidade biológica. 'Temos hoje, que investir em pesquisa e políticas efetivas para que possamos ter sim a expansão do mercado mas com o suidado ambiental necessário' finalizou a bióloga.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193270/visualizar/