Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 21 de Dezembro de 2007 às 08:11
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


O consumo de gás natural em Mato Grosso aumentou 585% em outubro, quando foram consumidos 1,418 milhão de metros cúbicos (m3) do produto contra 207,6 mil m3 em igual período do ano passado. O incremento é puxado pelos setores industrial e automotivo, já que nesse mês não foi registrado nenhum volume para geração elétrica. O produto que abastece os segmentos é 100% boliviano, o mesmo que é adquirido pela Empresa Pantanal Energia (EPE) para a Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá).

O presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Helny de Paula afirma que o crescimento é motivado pela implantação de mais postos no Estado e principalmente por causa da indústria da Sadia, localizada em Várzea Grande, que começou a usar o gás natural para geração de energia elétrica em abril deste ano. Em outubro de 2007 a unidade consumiu 347,2 mil metros cúbicos (m3) de gás.

Os dados sobre o consumo do gás natural no Estado são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que apontam que a demanda por parte do segmento automotivo, aumentou 3.480% em outubro, quando o consumo foi de 358,05 mil m3 ante 10,2 mil m3 na mesma época de 2006. Conforme Helny, o aumento expressivo está relacionado também às conversões, já que com o aumento no número de veículos a procura pelo produto cresce.

Questionado sobre o fornecimento do gás natural veicular (GNV) para o Estado, o presidente da companhia avisa que não haverá falta do produto no mercado local, pois o consumo é pequeno se comparado à termelétrica, e basta apenas um abastecimento por parte da Bolívia para manter a pressão do gasoduto, que a MT Gás tem volume suficiente para atender os postos mato-grossenses.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193308/visualizar/