Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Dezembro de 2007 às 22:40

    Imprimir


Bagdá - Forças britânicas formalmente entregaram o poder neste domingo em Basra, no sul do Iraque, ao governo central de Bagdá, saindo da última região sob o seu controle no país. Com a entrega de Basra, nove das 18 províncias do Iraque voltaram ao controle do governo central iraquiano.

"Nós continuaremos a ajudar no treinamento das forças iraquianas de Basra. Mas nós somos hóspedes no seu país e agiremos de acordo com isso", disse o major britânico Graham Binns, no discurso feito durante a passagem de poder a autoridades iraquianas em Basra.

Mowafaq al-Rubaie, conselheiro nacional de segurança do Iraque, disse que o governo central está pronto para controlar a região e instou os cidadãos de Basra à unidade. "A unidade de vocês é essencial para reconstruir a cidade e a província. Vocês precisam se juntar e trabalhar juntos - sunitas, xiitas, nacionalistas e não-muçulmanos", afirmou al-Rubaie.

O general Ray Odierno, o segundo mais importante comandante americano no Iraque, disse que a passagem do controle era a "coisa certa a ser feita" no sul do país, mas oficiais americanos se manifestaram preocupados que um possível vácuo de poder leve a um aumento da influência do Irã e ameace a segurança nas rodovias que ligam o Kuwait a Bagdá, usadas para transportar munição, alimentos e outros suprimentos para as tropas americanas.

O secretário do escritório exterior britânico, David Miliband, que esteve na cerimônia de passagem de poder em Basra, disse que a Grã-Bretanha permanecerá uma "amiga comprometida" do Iraque, mas reconheceu que Londres não entregou hoje às forças locais "uma terra de leite e mel."

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, previu em janeiro que o Iraque assumiria o controle de todas as suas províncias em novembro deste ano, mas a data foi mudada repetidamente, o que reflete a dificuldade do desenvolvimento das forças políticas iraquianas e a marcha lenta do progresso econômico e político.

As forças americanas ainda detém o controle de nove das 18 províncias iraquianas, o que inclui a capital Bagdá e as instáveis províncias de Diyala e Anbar.




Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194054/visualizar/