Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Dezembro de 2007 às 15:12

    Imprimir


A menina indiana operada no mês passado para remover membros e órgãos internos em excesso deixou o hospital neste sábado após seis semanas em recuperação.

Lakshmi Tatma, de 2 anos, que nasceu com quatro pernas e quatro braços, era ligada pela pelve a uma gêmea siamesa que não se desenvolveu completamente.

No mês passado, 30 especialistas participaram da cirurgia que durou mais de 27 horas. A operação consistiu em separar órgãos vitais e membros que uniam as duas gêmeas, como a coluna vertebral e os rins.

As duas pernas e braços em excesso também foram removidos.

Os médicos esperam que, com o procedimento, Lakshmi possa viver além da adolescência, algo que talvez não fosse possível se ela fosse deixada com os membros extras.

Os especialistas dizem que ela já está bem o suficiente para voltar para casa, mas que no futuro terá de passar por mais operações.

"Lakshmi está normal, comendo bem e está com ótimo humor. Ela respondeu bem ao tratamento pós-operatório e não apresentou qualquer complicação", disse Sharan Patil, chefe da equipe de cirurgiões.

A menina nasceu em um pequeno vilarejo no Estado de Bihar.

Alguns dos moradores locais acreditavam se tratar da reencarnação da deusa indiana da riqueza, Lakshmi, cuja imagem é conhecida pelos múltiplos braços e pernas.

Gêmeos siameses são raros - um caso ocorre a cada 200 mil nascimentos.Eles se originam de um único óvulo fertilizado, portanto são sempre idênticos e do mesmo sexo.

A taxa de sobrevivência em casos como este é de 5 a 25%.

Registros médicos dos últimos 500 anos dão detalhes de 600 pares de gêmeos siameses que sobreviveram - mais de 70% deles era de meninas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194133/visualizar/