Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 14 de Dezembro de 2007 às 00:47
Por: Jamil Chade

    Imprimir


A auto-estima do brasileiro está em alta, mas o Brasil ainda está distante de ser visto pela opinião pública mundial como uma potência internacional. Pesquisa conduzida pela Fundação Bertelsmann, uma das mais respeitadas da Alemanha, concluiu que um terço dos brasileiros acredita que o País será uma potência mundial já em 2020. A confiança da população é bem maior que a da opinião pública mundial. Segundo a pesquisa, apenas 11% da população dos demais países acredita que o Brasil será uma potência mundial na próxima década.

O levantamento foi feito com cidadãos dos Estados Unidos, Europa, Japão e de quatro economias emergentes - China, Brasil, Índia e Rússia. No total, 9 mil pessoas foram entrevistadas, das quais 1,5 mil no Brasil.

Está claro, segundo a pesquisa, que a posição dos Estados Unidos como única potência mundial sofrerá uma deterioração nos próximos anos. A grande ameaça vem da China. Hoje, 81% dos entrevistados apontam os americanos como "líderes incontestáveis". Para o futuro, 50% apontam a China. Os brasileiros foram os que deram menor relevância ao papel de liderança hoje dos Estados Unidos - para apenas 65% dos brasileiros os Estados Unidos são os líderes.

Segundo a pesquisa, em 2020, a China estará praticamente dividindo a liderança mundial com os americanos. Os Estados Unidos são vistos por 61% dos entrevistados como uma potência, ante 57% no caso da China.

Outra percepção cada vez mais forte é do ressurgimento da Rússia como uma potência internacional. Os russos compartilhariam com a União Européia e Japão a posição de potência, superados apenas pelos americanos e chineses.

Dos 9 mil entrevistados, apenas 5% disseram que Brasil é visto como uma potência mundial hoje. Entre os brasileiros, 13% acreditam que o País ocupa essa posição. Uma proporção maior da comunidade internacional vê a Índia (15%) e Rússia (39%) como potências.

Para 2020, os entrevistados também não colocam o Brasil como uma potência. Apenas 11% estimam que o País ocupará essa posição, ante 29% para a Índia, 37% para a Rússia e 57% para a China.

Para os brasileiros, o fator mais importante em uma potência é a qualidade do sistema educacional, pesquisa e desenvolvimento. O fator menos importante é o poder militar. Para 59% dos chineses, porém, um exército forte é o principal fator de liderança. A média mundial, porém, indica o poder econômico como melhor qualidade. Entre as ameaças, os entrevistados destacam meio ambiente como a principal, com 54% dos votos, ante 49% para o terrorismo e 47% para pobreza.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194323/visualizar/