Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 20:48

    Imprimir


São Paulo, 6 dez (EFE).- El Salvador tentará vender créditos de carbono obtidos com geração de energia a partir dos resíduos da futura produção de etanol, informou nesta quinta-feira no Brasil o presidente do país centro-americano, Elías Antonio Saca.

Saca visitou hoje uma usina de álcool de cana-de-açúcar em Sertãozinho (SP) e se interessou pelo projeto que utiliza o bagaço para gerar energia elétrica.

O diretor administrativo do Santelisa Vale, grupo que controla a usina Santa Elisa, Sebastião Henrique Gomes, disse que Saca, além de reiterar o interesse que seu país manifestou meses atrás por produzir etanol, prestou especial atenção na certidão para a venda de créditos de carbono.

"O presidente quis, inclusive, ir pessoalmente à planta produtora de energia elétrica. Quando os informamos ainda que o Grupo Santelisa Vale havia recebido da Agência Sueca de Energia pelos créditos comercializados, o interesse foi ainda maior, com perguntas bastante específicas", relatou o executivo.

Por outro lado, Gomes afirmou que Saca se comprometeu a liderar as campanhas para o uso de álcool em todos os países centro-americanos.

A intenção de Saca é adotar na América Central a medida brasileira de misturar 25% do álcool anidro na gasolina comum, além de incentivar a produção de automóveis "flex" (que podem ser abastecidos com álcool ou gasolina).

"As questões sobre a mistura brasileira de 25% do anidro à gasolina foram também técnicas. Nós relatamos ainda que o uso de veículos, movidos a álcool ou a gasolina, é uma tendência mundial", especificou Gomes.

Em três dias de visita oficial ao Brasil, Elías Antonio Saca se reuniu em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conheceu a indústria de etanol no interior de São Paulo e concluirá a viagem na capital paulista com a inauguração da nova sede do consulado salvadorenho na capital paulista.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195262/visualizar/