Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 07:29
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) e comitiva formada por secretários de Estado, empresários e deputados mato-grossenses seguem nesta sexta-feira rumo a Bali, na Indonésia, onde participam da 13ª Conferência Mundial de Mudanças Climáticas. Em um dos principais debates da programação, Maggi, conhecido internacionalmente pelo rótulo de rei da soja se sentará ao lado do norte-americano Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, imortalizado nas telas de cinema com o filme “O Exterminador do Futuro”.

Nas discussões, Maggi defenderá a idéia de criação do mecanismo de compensação financeira a agricultores e pecuaristas que não desmatam áreas verdes no processo de produção. O tema será abordado em painel incluso na grade da conferência, que será realizado no dia próximo dia 13 (quarta-feira), das 15h30 às 17h30. Lá, Maggi falará em linhas gerais sobre o cenário agrícola e a redução do desmatamento em Mato Grosso. É uma oportunidade para Maggi tentar recuperar a imagem do Estado criticado pela sua atuação no setor ambiental, que já lhe rendeu apelidos pejorativos.

Conforme a programação, na mesma mesa de debate, além de Maggi e Schwartznegar, se sentarão Stephan Schwartzman, diretor do Programa Internacional e Mudança Climática ‘Environmental Defense’; Paulo Moutinho, coordenador de pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Daniel Nepstad, diretor da Ong norte-americana Woods Hole Reseach Center; o deputado federal Rocha Loures (PMDB-PR); e Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional do Seringueiros.

A expectativa é que mais de 8 mil pessoas participem da conferência. Organizada pela Organização das Nações Unidas, Conferência Mudanças Climáticas reúne chefes de Estado, ambientalistas e empresários de todo o mundo para discutir temas como o aquecimento global, seu impacto sobre a natureza e a vida humana, o desmatamento na Amazônia, as reservas de água potável no mundo e os desafios do desenvolvimento econômico sustentável.

Esta será a quarta viagem internacional de Maggi este ano. No pacote de destinos, ele já percorreu países como os Estados Unidos, Rússia, França, Holanda e Alemanha, além da Suíça. As missões têm concentrado os objetivos de divulgar projetos ambientais e de desenvolvimento sustentável desenvolvidos em Mato Grosso e demover importadores da carne e soja produzidas no Estado da idéia do decreto de novos embargos comerciais.

Entre os membros da comitiva, irão a Bali os deputados estaduais Dilceu Dal’Bosco (DEM) e José Riva (PP), relator e presidente da CPI da Sema, respectivamente. Em função da viagem internacional, desde a semana passada os parlamentares aceleram os trabalhos de conclusão da CPI para a apreciação do relatório final, programada para hoje, no plenário da Assembléia Legislativa.

Já da iniciativa privada, integrarão o grupo mato-grossense o empresário Mauro Mendes, em nome do Instituto Ação Verde, e Ricardo Ariolli, que representará a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação de Produtores de Soja do Estado (Aprosoja).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195757/visualizar/