Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Novembro de 2007 às 16:58

    Imprimir


Mato Grosso já registrou 18.398 notificações de dengue este ano. Sinop, Várzea Grande, Campo Verde, Barra do Bugres, Lambari D’Oeste, e Primavera do Leste foram confirmados sete casos de febre hemorrágica que evoluíram para a cura. Já Nova Monte Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Alta Floresta, Carlinda e Cuiabá registraram sete óbitos causados pela doença. Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvsa).

A superintendente Maria Conceição Encarnação Villa disse que “as chuvas intermitentes, que continuam a cair sobre Mato Grosso, vão propiciar condições que favorecem a proliferação do vetor nos municípios do Estado e, por isso, espera-se um aumento progressivo das notificações dos casos”. O plano estadual de contingência da dengue 2007/2008 também está pronto e sendo operacionalizado na organização das referências para o tratamento das complicações da dengue.

Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do 3º dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem, sendo os da dengue clássica caracterizados por febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

No caso da dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos da clássica. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta constituídos por dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196169/visualizar/