Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 09:26
Por: Fernando Leal

    Imprimir


Unidos sob forte comoção, a Assembléia Legislativa, o Governo do Estado e as Prefeituras de Nova Olímpia (207 km da capital, a sudoeste) e de Barra do Bugres (169 km, sudoeste) amanheceram nesta segunda-feira (26) em luto oficial por três dias, em reverência ao ex-deputado Renê Barbour, falecido ainda na madrugada de ontem. No mesmo clima de pesar, autoridades, familiares, amigos, parceiros e a população da região, que o empresário e político escolheu para viver, estiveram com ele o acompanharam até sua última morada.

Na despedida, o governador Blairo Maggi, o presidente do Legislativo mato-grossense – deputado Sérgio Ricardo, os deputados José Riva, Wagner Ramos e Humberto Bosaipo, e o suplente de deputado Júnior Chaveiro. Também, os secretários de Estado Chico Daltro (Ciência e Tecnologia) e João Malheiros (Casa Civil), prefeitos da região – entre eles José Elpídio de Moraes Cavalcanti (Nova Olímpia) e Júlio César Ladeia (Tangará da Serra).

O corpo de Renê Barbour chegou a Barra do Bugres por volta das 14h30, ficando em velório no Ginásio de Esportes Arlindo Buck – em visitação até 17h30. No local e em todo o trajeto até o cemitério da cidade, onde ele foi sepultado às 18hs, centenas de pessoas viram sua passagem e o seguiram em clima de profundo respeito. Duas cerimônias religiosas aproximaram ainda mais parentes, amigos e demais admiradores de Barbour nas despedidas finais.

Diferentes expressões e os sentimentos de admiração e enternecimento marcaram as manifestações:

“O deputado René Barbour vai fazer muita falta para Barra do Bugres e para Mato Grosso. Ele trabalhou muito pelo progresso da nossa região e do nosso Estado. Agora, com sua partida para o ‘oriente eterno’, estamos órfãos” (José Turchen – 83 anos, agrimensor/tarefeito – conheceu Barbour há 40 anos e se tornou seu mais antigo prestador de serviços)

“O passamento do deputado Renê Barbour foi muito triste para todos nós, para a região e para Mato Grosso como um todo. Ele era um homem empreendedor, arrojado no trabalho e educado com todos. Ele fará muita falta para nós da sociedade e da Família Barralcool. Ele era um irmão e um conselheiro para mim. Vamos sentir muito, por muitos anos, esta passagem (o falecimento de Barbour)”

(João Nicolau Petrone – ex-sócio e parceiro de René Barbour na fundação da Usina Barralcool Ltda, da qual é diretor-presidente – conhecia o ex-deputado há 37 anos, 25 deles em convívio direto na usina)

“Renê Barbour é uma lenda, é uma história de vida política e empresarial. Tive o privilégio de conviver com ele durante quatro anos, na Assembléia. Aprendi com ele que era um pacificador, um apaziguador – costurava entendimentos e acordos... ele deixa um sentimento muito profundo.

Como ex-presidente da Assembléia Legislativa, em 1969, e ex-vice presidente por quatro ocasiões, ele foi um exemplo na política e um exemplo empresarial. Renê Barbour deixou uma herança de honestidade, de competência e de bondade. Que Deus o tenha em bom lugar”. (Deputado Sérgio Ricardo – presidente da Assembléia Legislativa)

“Seu Renê, o deputado Renê, o empresário Renê, o pai de família, o amigo viveu a maior parte de sua vida em Mato Grosso onde construiu seu patrimônio. Mas, o principal patrimônio dele foram seus amigos e companheiros que possuiu durante todos esses anos de jornada e de luta aqui no Estado, que ele ajudou a construir nas áreas empresarial e política.

Mato Grosso se sente gratificado por isso e ele é merecedor da homenagem que o Estado lhe proporciona com luto de três dias, reverenciando sua memória. Esperamos – todos nós – poder seguir as lições que o senhor Renê nos deixou, juntamente com os seus ideais e objetivos. O senhor Renê Barbour sempre foi um líder muito eficiente do governo, discreto... um verdadeiro líder – que age, que articula e que sempre busca resultados e não os louros que esses resultados geram”. (Blairo Maggi – governador do Estado)

“Dentro das suas características de um líder articulador, o deputado Renê Barbour sempre foi um guerreiro. Tanto que afirmou muitas vezes que só descansaria quando não tivesse mais condições de trabalhar por sua região. Certamente, todos nós estaremos buscando – sempre – seguir seus passos vitoriosos em todos os setores das nossas vidas”.

(Deputado Wagner Ramos, lembrando de uma citação que Barbour gostava de fazer: “A política está em meu sangue”)

“Os sentimentos de todos nós – parlamentares e amigos – são de despedida. Mas temos, como legado deixado pelo deputado Renê Barbour, os princípios de coragem, de integridade e de desprendimento, principalmente pelas causas de Mato Grosso”. (Deputado Humberto Bosaipo)

“Vemos com muita tristeza o passamento do nosso deputado Renê Barbour, nosso legítimo representante por nada menos do que 24 anos. Nosso sentimento é de perda profunda, não apenas para Barra do Bugres mas para Mato Grosso. Nosso Estado perde mais um dos seus grandes políticos. É uma grande perda, mas Deus sabe o que faz e todos nós passaremos por isso. Peço a Deus que ilumine o Renêzinho (filho de Barbour) e sua família para que possam compreender este momento tão difícil da vida deles”.

(Júnior Chaveiro – suplente de deputado – recentemente assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa por quatro meses)

“Estamos com um sentimento de perda muito grande. O deputado Renê Barbour trabalhou muito por Nova Olímpia e pela região. Ele era meu amigo particular. Barra do Bugres, Nova Olímpia e toda a região do médio norte vai sofrer uma perda muito grande porque o deputado era o líder maior desta região.

Deus sabe o que faz. Na vida, a gente ganha, a gente perde, mas Deus é maior e devemos entregar nossas vidas nas mãos Dele”. (José Elpídio de Moraes Cavalcanti, prefeito de Nova Olímpia)

Durante as solenidades religiosas, o frei Airton dos Santos – pároco de Barra do Bugres, anunciou para o próximo dia 2 de dezembro (domingo) a realização da Missa de 7º Dia pelo falecimento do ex-deputado Renê Barbour, na igreja da cidade. O ato ecumênico tem início previsto para as 17 horas.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196694/visualizar/