Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 07:32

    Imprimir


O Brasil poderá ter até 460 mil novos casos de câncer, de acordo com estudo do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Os números foram divulgados em congresso realizado no Rio.

O tipo de câncer com mais incidência deve ser o de pele, tanto em homens quanto em mulheres. O instituto estima que 115.010 (25% do total) pessoas serão vítimas da doença. Os outros tipos mais comuns devem ser o de próstata (49.530 novos casos), mama (49.400), pulmão (27.270), cólon e reto (26.990), estômago (21.800) e colo de útero (18.680).

"Pelo menos um terço dos novos casos de câncer poderiam ser evitados", diz Luiz Antonio Santini, diretor do Inca. "A dimensão da incidência da doença no país evidencia que o câncer precisa ser encarado como um problema de saúde pública", diz.

De acordo com o estudo, o perfil do câncer no país se assemelha a países desenvolvidos, refletindo, segundo o Inca, o envelhecimento da população. "Num país com as dimensões e diferenças que o Brasil apresenta, as especificidades se revelam também entre as regiões e entre as capitais", avalia Marise Rebelo, também do Inca.

Em 2008, por exemplo, a região Norte será a única em que o câncer de colo de útero aparecerá no primeiro lugar em incidência entre mulheres, superando o câncer de mama. Já o Sudeste é a região onde câncer de cólon e reto aparece com o segundo maior número de casos entre mulheres, antes do câncer de colo de útero.

Levando em conta os números totais, Sul e Sudeste devem ter as maiores taxas de casos novos de câncer, enquanto a região Centro-Oeste apresenta padrão intermediário. A região Norte apresenta as menores taxas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196723/visualizar/