Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Novembro de 2007 às 14:27
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


Apesar de o Brasil possuir um grande potencial energético solar, essa fonte natural é pouco explorada em todo o território nacional. Em Mato Grosso esse quadro pode mudar. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou um projeto de lei instituindo a Política Mato-Grossense de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar.

De acordo com Sérgio Ricardo, a proposta tem o objetivo de racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes energéticas em Mato Grosso. Para o parlamentar, a crise do setor energético enfrentada pelas grandes cidades exige novas soluções a curto prazo.

“É relevante a adoção de ações oficiais que busquem novas alternativas energéticas, bem como, a racionalização de consumo, principalmente, a dos modelos utilizados hoje, como a de petróleo e de hidroelétrica. Por isso, deve ser incentivada a utilização de fontes de energia sustentável”, destacou Sérgio Ricardo.

Para o parlamentar, a energia solar é bastante vantajosa em relação a qualquer outro sistema energético – quando se refere ao meio ambiente e ao custo de produção. “Vários países, com potencial solar menor que o brasileiro, utilizam a energia solar de forma satisfatória, tanto para a economia, como à preservação do meio ambiente”, observou Sérgio Ricardo.

Entre os objetivos expostos pela proposta, está a do incentivo fiscal e tributário, a pesquisa tecnológica, a assistência técnica e a promoção dos produtos. O projeto visa ainda criar alternativas de emprego e renda.

O incentivo ao aproveitamento da energia solar, segundo Sergio Ricardo, será gerenciado observando o planejamento e a coordenação das políticas de incentivo. Além de viabilizar os espaços públicos, em parceria com os municípios e a iniciativa privada, destinados à exposição e divulgação dos benefícios, visando estimular o seu aproveitamento.

Já à implementação da política de incentivo, cabe ao Estado apoiar a implantação e o desenvolvimento de projetos que contemplem, como fonte subsidiaria de energia, a utilização de equipamento de energia solar. Além de estimular parcerias, aumentando a economicidade, a produtividade e a eficiência tecnológica.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196829/visualizar/