Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Novembro de 2007 às 12:01
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


Com o objetivo de alertar para a importância de prevenir o câncer de colo de útero a Secretaria Municipal de Saúde realizou no última sábado um mutirão de coleta de preventivo ginecológico. A ação foi realizada nas dez Unidades da Saúde da Família (USF´s) e no Posto Central. Segundo a enfermeira da Unidade da Cohab Tarumã, Juliana Herrero da Silva, a atividade foi realizada em razão de que amanhã, 27 de novembro, é comemorado o Dia Internacional da Luta contra o Câncer. “Decidimos sensibilizar as mulheres da importância de realizar o exame preventivo, e também de oportunizar um horário especial para quem trabalha”, explica Juliana.

Ela informa que no USF da Cohab Tarumã mais de 50 mulheres realizaram o exame preventivo no último sábado. “É importante mostrar que, apesar de letal, o câncer de colo de útero pode ser revertido se diagnosticado precocemente.”

Juliana ressalta que o número em Tangará de casos de câncer de colo de útero é preocupante. “O resultado dos exames realizados no mutirão estarão prontos em 30 dias”, salienta a enfermeira.

Atualmente, o câncer do colo de útero é o segundo de maior incidência e a quarta causa de morte em mulheres no Brasil. Um dos problemas identificados é que se atua em uma fase tardia da doença, onde os sintomas e sinais já estão instalados.

SINTOMAS: Dor no baixo ventre; corrimento vaginal; sangramento vaginal; ardência para urinar; sangue na urina ou nas fezes e emagrecimento

EXAME – O Preventivo de Câncer de Colo do Útero (Papanicolau) informa sobre a existência de problemas que podem levar ao câncer de colo do útero, permitindo o tratamento imediato.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196850/visualizar/