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Nacional
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 20:55

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Com o tema “Logística e Infra-Estrutura para o Mercado de Fronteira”, teve continuidade na tarde desta quinta-feira (22/11) a programação do IV Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur 2007). Fizeram parte das discussões ocorridas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, representantes das iniciativas públicas e privadas do Brasil, Bolívia, Peru e Paraguai.

Participaram do painel mediado pelo representante do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Tércio Lacerda Almeida, o representante da província de Cusco (Peru), Gustavo Elias Ortiz; da Companhia Aérea Boliviana – Aerosur, Hugo Dias; o proprietário da Real Norte Transportes/MT, Éder Pinheiro; o representante do Sindicato das Indústrias Químicas de Mato Grosso, Olegário de Campos; o representante da UNIFOZ, Luís Rolim e a representante da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Sofia Montiel.

Mais que destacar as necessidades de melhoria tanto na infra-estrutura dos países sul-americanos quanto da questão logística, todos os painelistas foram unânimes em afirmar que somente a união entre o poder público e a iniciativa privada é capaz de fomentar o turismo na região. “Temos uma indústria maior que o agronegócio que é o turismo. Ele gera renda e emprego, entretanto, é cercado de muita burocracia. Precisamos acabar com esse entrave”, destaca o empresário Éder Pinheiro.

Lembrou ainda a importância da criação de linhas de crédito e incentivos fiscais pelo governo àqueles que sobrevivem do turismo. “A grandiosidade da integração da América Latina só depende da gente, de nossos esforços”.

Para o representante da UNIFOZ, Luís Rolim, uma saída viável e econômica é o incremento da malha viária. “Precisamos trabalhar o interior da América do Sul. Priorizamos muito o litoral brasileiro. É hora de olharmos para o centro do continente. A via terrestre, até mesmo por conta do atual caos na aviação brasileira, é a melhor opção. É possível, temos que acreditar”.

INTEGRAÇÃO – Mediante inúmeros problemas de ordem política e burocrática que acabam atrasando o processo de integração de todos os países sul-americanos, muitos projetos pró-união estão sendo viabilizados. Um bom exemplo é a “Rota Pantanal Pacífico”, organizada pelo Instituto Pantanal Pacífico que percorrerá desde o Brasil Central até as regiões banhadas pelo Pacifíco.

Segundo a presidente do Instituto, Val Carvalho, a idéia é integrar Brasil, Bolívia, Peru, Chile e Argentina tanto por vias áreas quanto terrestres e fluviais. “Essa é uma rota que já existe, o que falta é o fator humano. Precisamos transportas produtos sim, mas temos que oportunizar esse turismo aos nossos povos”.

Conta que a rota, após sua efetivação, será a maior em extensão no mundo. Além disso, possuirá em seu trajeto 24 patrimônios da humanidade como a Lagoa do Titicaca.

Outro projeto que promete alavancar o turismo do interior do Brasil ao Pacífico é o “Rotas Turísticas do Vale do Acre” implantado pelo Governo do Estado do Acre que possibilita ao visitante uma viagem pela história dos povos que fazem divisa com o Acre.

AGENDA - Organizado em parceria entre o Ministério do Turismo, Governo do Estado de Mato Grosso, Sebrae/MT e Instituto Pantanal/Pacífico, o Frontur 2007 será encerrado nesta sexta-feira (23/11). A programação do último dia começa com a palestra “Cenário Mundial do Turismo”, às 8h30, com Patrícia Servilha, da Chias Marketing.

Em seguida, às 10h45, Adriana Pisoni da Silva (UNIFRA/RS) será a mediadora do painel que discutirá “Dos Espaços sem Fronteiras às Fronteiras dos Espaços”. Farão parte dessa discussão Antônio Castrogiovanni (PUC/RS), Milton Pasquotto Mariani (UFMS), Alex Viana (Faculdade Catedral de Roraima) e Flávio Gatti (Univag/MT).




Fonte: Assessoria

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