Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 20:09

    Imprimir


Desde o feriadão de 15 de novembro até esta quinta-feira (22), dez vacas da CowParade foram danificadas com tinta vermelha por grupo não-identificado, que também colou nas obras um manifesto de protesto em favor da libertação animal. O número de vacas danificadas foi informado pela organizadora do evento no Brasil, Catherine Duvignau.

A organizadora disse que as vacas estão sendo recolhidas para reparos. Ele não entende o que pode ter motivado a ação. “É lamentável usar uma obra de arte para fazer esse protesto. Não sei o que se passou na cabeça dessas pessoas. Eles não entenderam nada, é uma exposição de arte”, reclamou ela.

Uma das vacas danificadas com tinta vermelha no rosto fica na Praia do Leblon, na altura da Rua Carlos Góis, na Zona Sul do Rio. Outra vaca, na esquina da Rua Lopes Quintas com a Rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico, também na Zona Sul, teve o rosto coberto com um saco preto nesta quinta.

"Sou um ser humilhado", diz a carta

A carta de protesto foi toda escrita como se a autora fosse uma vaca. O início do texto reclama da situação de vexame por que passam as vacas da CowParade nas ruas cariocas.

“Sou um ser amargurado. Enquanto muitos me observam diariamente nessa situação constrangedora, tiram fotos e montam no meu lombo, poucos se dão conta que é a minha morte o ingrediente principal em seus almoços e jantares.” O protesto também questiona o fato de a CowParade ser classificada como arte e a vaca reclama do stress nas ruas.

“Sou, por fim, um ser humilhado, pois além de estar esperando aflita o momento do meu abate fui trazida pra cá: um lugar fedorento, barulhento e cheio de gente estranha, o que me deixa extremamente estressada. Como se já não fosse suficiente me vestem de outdoor ambulante, com adereços horrorosos e por vezes dizeres bizarros. E alguns ainda insistem em dizer que isso é arte...”

Mudanças climáticas também danificam as vacas

De acordo com a Toptrends, organizadora do evento, não são os atos de vandalismo, mas sim as mudanças de tempo que mais danificam as esculturas. Desde que o rebanho começou a enfeitar as ruas e shoppings da cidade, em 3 de outubro, várias tiveram de ser recolhidas para manutenção. A maior parte dos problemas é causada pela exposição ao tempo, como por exemplo, o descolamento dos adesivos.

A exposição reúne 105 esculturas, que ficarão expostas em várias ruas do Rio até o próximo dia 26 de novembro. Do dia 29 em diante, o rebanho ficará confinado no shopping Rio Design Barra, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. No dia 11 de dezembro, as peças entrarão em leilão.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197320/visualizar/