Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 14:03
Por: Jesiel Pintp

    Imprimir


A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), por intermédio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CICT), está realizando a pesquisa “Políticas e Práticas de Comunicação no SUS: mapeamento, diagnóstico e metodologia de avaliação”.

A pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está sendo realizada em seis capitais: Cuiabá, Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Em Mato Grosso são parceiros da Fiocruz a Secretaria de Estado de Saúde (SES), pela Escola de Saúde Pública, e a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).

A coordenadora da pesquisa, Inesita Soares Araújo, participará de um seminário “Comunicação e Saúde na Contemporaneidade”, que será realizado no dia 27 de Novembro, na sala 18 do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, em Cuiabá. O seminário tem início marcado para as 9h.

“O objetivo central da pesquisa, que será enfocada no seminário, é contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando as reflexões e práticas da Comunicação nas instituições de saúde, quer sejam públicas, do terceiro setor ou movimentos sociais ligados à saúde”, explicou o coordenador do trabalho de campo da pesquisa, Sérgio Luiz da Silva Brito, servidor da Fiocruz.

Brito disse que a pesquisa pretende mapear políticas e práticas de Comunicação desenvolvidas no âmbito do SUS, desenvolver indicadores qualitativos para essas políticas, analisar as principais características dos processos da comunicação realizada no SUS e fornecer aos gestores da saúde coletiva subsídios para aprimorar suas estratégias de comunicação para a promoção da saúde e prevenção dos agravos.

O coordenador informou que, em Cuiabá, a pesquisa está finalizando a primeira etapa, de coleta de dados, e deverá encerrar esse estágio até dezembro de 2007. Dirigentes e responsáveis pela comunicação das instituições pesquisadas são entrevistados nessa primeira fase da pesquisa, bem como são coletados documentos e materiais relacionados à política de comunicação dessas instituições.

CURRÍCULO – Inesita Soares é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1975, e possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 e 2002).

Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Vice-diretora de Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT/Fiocruz), membro do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT/Fiocruz, membro do GT Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e líder do grupo de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq).

Inesita foi coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação, da Compós. Sua área de experiência e interesse é Comunicação e Políticas Públicas, com especial ênfase no campo da Saúde Coletiva. Principais temas de interesse: políticas e práticas de comunicação e saúde e planejamento e avaliação da comunicação, com forte ênfase no desenvolvimento metodológico.

A pesquisadora é, ainda, autora de dois livros: "A Reconversão do Olhar - prática discursiva e produção dos sentidos" (Editora Unisinos) e "Comunicação e Saúde" (Editora Fiocruz), este último em co-autoria.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197396/visualizar/